PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS LEANDRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS LEANDRO DA SILVA
DATA : 01/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Educação (de forma remota)
TÍTULO:

Práticas educativas em ações de redução de danos: posicionamento dos profissionais de centros de atenção psicossocial de álcool e drogas (caps ad) de Alagoas


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas educativas; Práticas Discursivas; Redução de Danos; Rodas de conversa online. 


PÁGINAS: 100
RESUMO:


Os Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) são dispositivos de saúde que atuam com a Política Pública de Redução de Danos (RD). Essa política pública visa atender usuários de drogas que almejam ou não a abstinência de álcool ou outras drogas. Um dos pontos principais é a busca pela autonomia desses usuários. Com isso, o profissional de saúde atua através de práticas educativas que buscam contribuir no tratamento dos usuários de drogas. Desta forma, essa pesquisa tem como objetivo compreender o posicionamento dos profissionais de CAPS AD sobre suas práticas educativas nas ações de RD utilizadas com usuários de drogas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, desenvolvida com os profissionais de três CAPS AD de Alagoas que trabalham com ações de RD e com a utilização de duas rodas de conversa online pelo Google Meet, e com a utilização de um grupo de WhatsApp e envio de e-mail para os participantes. A quantidade de participantes deste estudo é o de aproximadamente 18 profissionais, esse número foi obtido via e-mail pelas três coordenações de CAPS AD de Alagoas e ele diz respeito a todos os trabalhadores que atuam com ações de RD nessas instituições. O referencial teórico-metodológico adotado é o das Práticas Discursivas (SPINK, 2013) com foco no conceito de Posicionamento (DAVIES; HARRÉ, 1999). Para obter as informações sobre os posicionamentos dos profissionais da rede de saúde mental a respeito das suas práticas educativas, utilizamos o instrumento metodológico das rodas de conversa (MELO et al., 2007; RAMOS et al., 2013; WARSCHAUER, 2017). Com isso, esta pesquisa busca contribuir para as metodologias de estudo no campo virtual; para novas formas de práticas educativas na educação e na saúde; para o fortalecimento de novas formas de atuação profissional e para a melhoria do tratamento realizado com os usuários de drogas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Interno - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Externo à Instituição - MARIO HENRIQUE DA MATA MARTINS - PUC - SP
Externa à Instituição - VANDA LÚCIA VITORIANO DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - ANDREA KARLA FERREIRA NUNES - Tiradentes
Notícia cadastrada em: 29/04/2021 19:55
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