PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: OTAVIO AUGUSTO DE OLIVEIRA CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OTAVIO AUGUSTO DE OLIVEIRA CARDOSO
DATA : 07/06/2021
LOCAL: Centro de Educação (de forma remota)

Reflexo epistemológico no desenvolvimento do planejamento da gamificação no contexto educacional

Planejamento; epistemologia; gamificação; contexto educacional.

Esta pesquisa investiga o reflexo epistemológico no desenvolvimento do planejamento da gamificação no contexto de ensino. A gamificação é uma das estratégias de ensino que vem ganhando notoriedade e sendo desenvolvida no cenário educacional, em especial, no ensino superior, diante disto, surge temos o seguinte problema: como as opções epistemológicas dos docentes influenciam no desenvolvimento do planejamento da gamificação para o contexto educacional? O objetivo geral desta pesquisa é analisar as opções epistemológicas dos docentes no desenvolvimento do planejamento da gamificação no contexto educacional, identificando os elementos e framework utilizados. Os objetivos específicos da pesquisa são: 1- descrever quais aspectos da gamificação devem ser considerados no momento do planejamento pedagógico para o seu desenvolvimento; 2- identificar as dificuldades existentes na elaboração de uma gamificação, como também no momento do seu desenvolvimento; 3- estabelecer uma linha de compreensão entre o planejamento e o desenvolvimento que culmina na implementação de uma estratégia de ensino gamificada. A pesquisa é do tipo qualitativa, ancorada nos estudos de Yin (2016), Sampieri; Collado; Lucio (2013), Stake (2011) e a abordagem se trata de um estudo de caso (YIN, 2001; Stake, 1998; Gall; Borg e Gall, 2003), a saber, o caso de professores da UFAL que participaram de um curso de gamificação como estratégia de ensino, aplicado a sala de aula universitária, realizado na Universidade Federal de Alagoas (lócus da pesquisa). Os sujeitos da pesquisa foram professores dessa mesma instituição que possuem disciplina ativa e participaram de um curso de aperfeiçoamento profissional sobre a estratégia de gamificação. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizada a entrevista, elaborada a partir de um roteiro pré-definido e a pesquisa documental (planejamento realizado pelos professores). A fundamentação teórica sobre epistemologia está sustentada nos estudos de Piaget (1983), Vygotsky (2007), Watson (1913), Skinner (1974), Winnicott (1983). Com relação ao planejamento da gamificação, os estudos de Kapp (2012), Werbach; Hunter (2015), Pimentel (2018) e Alves (2015), dão sustentação teórica a essa parte da pesquisa. Dos resultados alcançados até o momento, os dados apresentam a existência de uma miscelânea de epistemologias que refletem no planejamento da gamificação e não a predominância de uma única, e que apesar de alguns autores insistirem em dividir a gamificação em duas perspectivas (fechada ou aberta), podemos ter um mix dessas perspectivas. A pesquisa também revelou até o momento que a prática de planejamento e de registro físico do que foi planejado por parte dos docentes é incomum, a depender da sua área de formação.

Presidente - 2494583 - ALAN PEDRO DA SILVA
Interno - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Externa à Instituição - DULCE MÁRCIA CRUZ - UFSC
Notícia cadastrada em: 03/05/2021 23:24