PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRÍCIA CARLA DE ALBUQUERQUE SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABRÍCIA CARLA DE ALBUQUERQUE SILVA
DATA : 07/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE/CEDU/UFAL
TÍTULO:

ESTADO BRASILEIRO DOS OITOCENTOS: trajetórias por concepções, políticas públicas e implicações para a Educação Formal da Província alagoana (1821 – 1871)


PALAVRAS-CHAVES:

 

Estado brasileiro. Políticas Públicas. Educação alagoana. Século XIX.  




PÁGINAS: 110
RESUMO:

O presente texto faz menção à pesquisa desenvolvida no curso de Doutorado vinculado ao PPGE/CEDU/UFAL, cuja temática diz respeito à compreensão do sentido de Estado-Nação brasileiro e sua relação com políticas públicas em educação formal da Província Alagoana, no contexto oitocentista. Esta pesquisa pode contribuir no entendimento de fontes antigas de um período histórico marcado por efervescências sociais. E, nesse movimento, inevitavelmente, os leitores irão refletir sobre questões atuais, com atenção às longínquas origens. A partir de inquietações atinentes ao contexto político-administrativo em tela, delineou-se a seguinte pergunta central: Quais concepções de Estado-nação brasileiro podem ser inferidas a partir de fontes do período de 1821 a 1871 e_ de forma associativa_ como se refletiam em políticas públicas para a educação formal da Província Alagoana? – Trata-se de uma pesquisa histórica, fundamentada na abordagem metodológica da Escola dos Annales. No que concerne às fontes utilizadas, é qualificada como bibliográfica e documental. Compreende-se bibliográfica como pesquisa desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, porém, a pesquisa documental ampara-se em materiais que não receberam ainda um tratamento analítico. A respeito desse aspecto, ao longo da “garimpagem” de fontes primárias, diversos vestígios foram analisados, a saber: relatórios de lideranças políticas da província, jornais, regulamentos e leis locais/nacionais, obras de educadores alagoanos que viveram no Século XIX, documentos de instituições de ensino de Alagoas, fotos/ imagens, mapas, entre outros. Para tratamento e análise de dados, utilizou-se de uma técnica originada na filologia: a(s) Análise(s) de Conteúdo. A Tese, aqui defendida, consiste em: O sentido de Estado Brasileiro, no cinquentenário de 1821 a 1871, tem como fio condutor centralidade e força, todavia, simultaneamente, é marcado por heterogeneidade em aspectos que compõem a sua forma, resultando em tipos de Estado brasileiro monárquico. Tais feições perpassam as incipientes políticas públicas oitocentistas, com reflexos na educação formal da Província alagoana, cuja estrutura de conteúdos e métodos é de longa duração. Nessa perspectiva, infere-se, a partir das fontes, que as demandas encontradas na educação alagoana, foram mantidas ao longo do cinquentenário estudado, em virtude da reduzida autonomia local e intenso rodízio de presidentes provinciais, entre outros fatores atrelados ao poder centralizador do Estado.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1658973 - ELIONE MARIA NOGUEIRA DIOGENES
Interna - 1646587 - EDNA CRISTINA DO PRADO
Interna - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Externa à Instituição - LIA MACHADO FIUZA FIALHO - UECE
Externa à Instituição - ROSEANE MARIA DE AMORIM - UFPB
Externo à Instituição - SILVIO ANCISAR SANCHES GAMBOA
Notícia cadastrada em: 12/05/2021 10:15
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