PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZY KAMYLLA DE OLIVEIRA MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUZY KAMYLLA DE OLIVEIRA MENEZES
DATA : 28/06/2021
LOCAL: Google Meet devido à pandemia

SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE SAÚDE MENTAL PARA ESTUDANTES DA EDUCACAO EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19

sofrimento psiquico. universidade. psicologia socio-historica

Esta pesquisa aborda sobre saúde mental e ensino superior no período da pandemia. O objetivo geral é analisar os sentidos e os significados sobre saúde mental para estudantes universitárias em tempos de pandemia por COVID-19. Para executá-lo, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: Mapear os serviços de atendimento psicológico aos/às estudantes da UFAL; Verificar a vivência sobre saúde mental das estudantes antes e durante a pandemia; Compreender os sentidos e os significados que mulheres estudantes de graduação manifestaram sobre o período de pandemia; Identificar as práticas de atendimento psicológico às estudantes durante a pandemia. Esta pesquisa é qualitativa e utiliza abordagem de estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de produção de dados: questionários, entrevistas e fotografias. Todos os instrumentos foram aplicados de modo online. São participantes desta pesquisa mulheres estudantes de graduação da UFAL matriculadas entre o 1º e 10º período e psicólogos da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) da UFAL. Estabeleceu-se um recorte de gênero para compreender o contexto da pandemia para mulheres estudantes. Também foi realizada revisão da literatura para compreensão sobre saúde mental no contexto universitário, no período anterior e durante a pandemia. Esta pesquisa foi construída a partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-Histórica e utiliza o recurso metodológico dos núcleos de significação, os quais se fundamentam no materialismo histórico e dialético. A partir de categorias de análise do materialismo histórico dialético e da Psicologia Sócio-Histórica será desenvolvido o processo de análise das falas de estudantes e psicólogos/as que trazem singularidades relativas à realidade acadêmica e à pandemia, com o intuito de compreender os sentidos e significados que foram construídos a partir do cenário inédito que a pandemia proporcionou. Com base em uma concepção dialética, considera-se um movimento em espiral para dialogar com o conhecimento que já foi produzido e sobre o conhecimento que se constrói a partir do movimento realizado nesta pesquisa.

Presidente - 1695861 - DEISE JULIANA FRANCISCO
Interna - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Externa ao Programa - 1121061 - ADELIA AUGUSTA SOUTO DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - ELISA ZANERATTO ROSA - PUC - SP