SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE SAÚDE MENTAL PARA ESTUDANTES DA EDUCACAO EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19
sofrimento psiquico. universidade. psicologia socio-historica
Esta pesquisa aborda sobre saúde mental e ensino superior no período da pandemia. O objetivo geral é analisar os sentidos e os significados sobre saúde mental para estudantes universitárias em tempos de pandemia por COVID-19. Para executá-lo, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: Mapear os serviços de atendimento psicológico aos/às estudantes da UFAL; Verificar a vivência sobre saúde mental das estudantes antes e durante a pandemia; Compreender os sentidos e os significados que mulheres estudantes de graduação manifestaram sobre o período de pandemia; Identificar as práticas de atendimento psicológico às estudantes durante a pandemia. Esta pesquisa é qualitativa e utiliza abordagem de estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de produção de dados: questionários, entrevistas e fotografias. Todos os instrumentos foram aplicados de modo online. São participantes desta pesquisa mulheres estudantes de graduação da UFAL matriculadas entre o 1º e 10º período e psicólogos da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) da UFAL. Estabeleceu-se um recorte de gênero para compreender o contexto da pandemia para mulheres estudantes. Também foi realizada revisão da literatura para compreensão sobre saúde mental no contexto universitário, no período anterior e durante a pandemia. Esta pesquisa foi construída a partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-Histórica e utiliza o recurso metodológico dos núcleos de significação, os quais se fundamentam no materialismo histórico e dialético. A partir de categorias de análise do materialismo histórico dialético e da Psicologia Sócio-Histórica será desenvolvido o processo de análise das falas de estudantes e psicólogos/as que trazem singularidades relativas à realidade acadêmica e à pandemia, com o intuito de compreender os sentidos e significados que foram construídos a partir do cenário inédito que a pandemia proporcionou. Com base em uma concepção dialética, considera-se um movimento em espiral para dialogar com o conhecimento que já foi produzido e sobre o conhecimento que se constrói a partir do movimento realizado nesta pesquisa.