PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUELLE DE OLIVEIRA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUELLE DE OLIVEIRA SOUZA
DATA : 29/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Educação - UFAL
TÍTULO:

Aprendizagens biográficas de jovens atuantes em movimentos culturais: encontros e desencontros na experiência de si


PALAVRAS-CHAVES:

Paradigma do biográfico. Pesquisa (auto)biográfica. Formação ao longo da vida. Movimentos culturais. Juventudes.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A pesquisa tem o objetivo de investigar as narrativas de jovens participantes de movimentos culturais de Maceió, Alagoas, buscando identificar indícios do impacto dessa experiência nas suas aprendizagens biográficas. Os sujeitos da pesquisa os serão jovens de três movimentos culturais: três jovens, sendo um jovem e duas jovens mulheres, do movimento hip hop; três jovens mulheres do movimento cultural afro-alagoano; e três jovens, sendo um jovem do gênero masculino, uma jovem mulher e uma jovem mulher trans, do movimento cultural junino. A pesquisa se insere nas crescentes discussões sobre as aprendizagens dos sujeitos a partir de diversas experiências em sua trajetória de vida, partindo do pressuposto de que os caminhos formativos de um sujeito na construção de si vão além da educação formal, pois remetem a contextos sociais e subjetivos, singulares de cada um dos jovens, enquanto sujeitos socioculturais. Nesse processo de construção de conhecimento, existe – aliada à escola, mas nem sempre em contato com esta – as vivências em movimentos culturais que colaboram na formação desses jovens. A pesquisa baseia-se no paradigma do biográfico, a partir da entrevista de pesquisa biográfica, com base na análise interpretativa de entrevistas narrativas, buscando trabalhar com algumas categorias de análise como: aspectos relacionados ao caráter afetivo, relacionado às práticas artísticas, ou aos territórios de origem dos/as jovens; as redes de participação entre os diversos grupos;  questões identitárias ou de participação política; questões de gênero; relações entre família e individualização; buscando compreender as descontinuidades, mudanças de direção em suas trajetórias de vida e o impacto dessas experiências em suas aprendizagens biográficas, expressadas pelos sujeitos e percebidas pelos sujeitos, por meio do processo reflexivo narrativo, constituindo o conhecimento de si consolidado em formação experiencial.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1646580 - ROSEMEIRE REIS DA SILVA
Interna - 2217140 - VALERIA CAMPOS CAVALCANTE
Interna - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Externa à Instituição - MARIA CELESTE REIS FERNANDES DE SOUZA
Externo à Instituição - ELISEU CLEMENTINO DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 28/05/2021 19:39
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 29/04/2024 03:30