PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABEL CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABEL CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 28/06/2021
LOCAL: Centro de Educação - UFAL

OS SENTIDOS DA AFILIAÇÃO ACADÊMICA PARA ESTUDANTES MULHERES DA PEDAGOGIA EM MOBILIDADE DIÁRIA A UNIVERSIDADE

Afiliação acadêmica. Universidade. Jovens/Mulheres. Narrativas. Pesquisa (auto)biográfica.

Apresento o resumo de minha tese de doutorado, na tentativa de convidá-las ou convidá-los a navegar em histórias que emergem cenários de aprendizagens, conquistas e contradições. A pesquisa está se desenvolvendo tendo como foco compreender os sentidos da afiliação acadêmica de jovens mulheres que transitam diariamente de seus municípios à cidade de Maceió/Alagoas, a fim de estudar no Campus A.C. Simões – Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Parto da tese de que o processo de afiliação – que nos escritos de Alain Coulon é concebida em três etapas que se sucedem: estranhamento, aprendizagem e afiliação, pode ser complexificado. Tal processo incide em experiência de aprender a ser estudante em constante enlace aos demais contextos socializadores frequentados pelas jovens. Assim, a problemática é estabelecida: Como as jovens do curso da pedagogia do Campus. A.C.Simões/UFAL em mobilidade diária se constroem enquanto estudantes universitárias e de que forma elas interpretam e significam esse processo em suas vidas? Motivada pela questão, a pesquisa recorre a pressupostos de natureza quantitativa e qualitativa na produção empírica fundamentando-se nos escritos de Gamboa quanto à superação desta dicotomia no âmbito das ciências sociais e humanas. Destarte, o percurso investigativo inicia-se por meio de questionário eletrônico na plataforma google forms, disponibilizado as estudantes dos cursos de licenciaturas do Campus. Apesar de participação mínima, em razão da COVID-19, que nos distanciou do cotidiano universitário, o mesmo teceu contribuições importantes sobre as dificuldades objetivas e subjetivas das jovens em mobilidade, revelando questões socioeconômicas, familiares e estudantis imbricadas aos sentidos fomentados por elas sobre seus percursos acadêmicos. O segundo momento da pesquisa, convocado a ser palco da tese, valeu-se dos achados do questionário. Ansiosa em ouvir as participantes – pois suas experiências de afiliação não cabiam em perguntas com alternativas de sim ou não, debruço-me sobre o campo da pesquisa (auto)biográfica, balizada em Delory-Momberger, Rosemeire Reis,  Maria Passeggi, Camila Alves, Helena Chamlian e outros, na intenção de provocar reflexão sobre uma realidade social, por meio de narrativas de si. Invisto esforços em entrevistas biográficas enquanto ação metodológica para provocar narrativas sobre as experiências de afiliação acadêmica.  Devido o cenário epidemiológico, impossibilitando aproximações às jovens dos cursos de licenciaturas do campus, o enfoque repousa sobre a Pedagogia, em benefício dos contatos já existentes. Para este período de qualificação de tese apresento a proposta e análises parciais, a partir dos resultados do questionário e de uma entrevista, que se desdobra em três momentos através dos novos encontros de restituição e novos diálogos. Nesse cenário de pandemia pretendo realizar ainda 3 entrevistas. Afirmo por hora a hipótese de que o distanciamento geográfico, relacionado a fatores, tais como dificuldades econômicas e sociais, bem como sensações de medo na mobilidade por violência ou assédio, interfere no desenvolvimento acadêmico. Concomitantemente, tais interferências, alinhadas às demandas que surgem nos semestres seguintes, tornam a afiliação à universidade um processo não linear e subjetivo para as jovens, que tecem significações próprias a sua relação com este espaço e com conhecimento científico.

Presidente - 1646580 - ROSEMEIRE REIS DA SILVA
Interna - 2217140 - VALERIA CAMPOS CAVALCANTE
Interna - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
Externa à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO PASSEGGI