PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO HENRIQUE DA SILVA AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANO HENRIQUE DA SILVA AMORIM
DATA : 25/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Educação - UFAL
TÍTULO:

“Em nome de Deus? pedagogias de jovens conservadores no Brasil do século XXI” 


PALAVRAS-CHAVES:

Juventudes. Pedagogias conservadoras. Discurso. YouTube


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A presente pesquisa em andamento intitulada “Em nome de Deus? pedagogias de jovens conservadores no Brasil do século XXI” advém de um processo coletivo de leitura, discussão e orientação desenvolvido no Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação (GPEJuv) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). O objetivo geral da pesquisa é entender os processos de fortalecimento da ideologia conservadora bem como os seus avanços nos espaços políticos e formativos juvenis no século XXI, com foco nos espaços virtuais para além das redes sociais e suas plataformas de entretenimento. Para isso, o cyber campo escolhido foi a maior rede de compartilhamento de vídeos em nível global YouTube, rede esta repleta de conteúdo diversificado difundido em inúmeros canais com caráter pessoal ou corporativo. Através destes canais, encontramos inúmeros indivíduos jovens com proposições políticas e formativas na defesa de uma filosofia conservadora em meio à contemporaneidade, e estes, por sua vez, encontram no YouTube um caminho potente de difusão deste ideário realizando isso a partir da organização de material audiovisual, cursos on-line, análises de conjuntura, lives e vídeos de opinião, tendo este aparato uma possibilidade de rápido e fácil acesso ao conteúdo gerado por estes jovens. Para o processo de compreensão e análise das hipóteses e cenários em destaque, estabelecemos um diálogo teórico com autoras e autores que dissertam sobre as categorias juventudes (Bourdieu, 1983; Groppo, 2004; Kustrín, 2007; Pais, 1990) conservadorismo (Burke, 2014; Kirk, 1953; Scruton, 2020; Smith, 2003) sendo este referencial base para ampliar compreensões sobre ambas categorias.  Afim de auxiliar o entendimento dos discursos e os sentidos produzidos por estes jovens, me aproximo do campo de estudos da Análise do Discurso (AD) e do artefato metodológico produzido por Michel Pêcheux (2008) e Eni Puccinelli Orlandi (2005) com os quais é percebido uma capacidade interpretativa dos enunciados e discursos ditos e não ditos nos conteúdos midiáticos em questão. Portanto, esta pesquisa configura-se como um trabalho qualitativo e analítico de determinadas dinâmicas contemporâneas das quais os e as jovens protagonizam neste século e que para o entendimento dos processos educativos na atualidade, orbitar e estudar sobre estes universos é além de uma atividade orgânica de pesquisa necessária é também um elemento político e pedagógico que deve ser encarada e analisado a partir de uma ótica crítica e social.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1646580 - ROSEMEIRE REIS DA SILVA
Interna - 269.196.304-78 - MARIA DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE - UFAL
Externo ao Programa - 3063503 - SILVIO ANCISAR SANCHES GAMBOA
Externo ao Programa - 1646595 - MARCOS RIBEIRO MESQUITA
Externa à Instituição - CAMILA FERREIRA DA SILVA - UFAM
Notícia cadastrada em: 31/05/2021 17:53
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