PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: SALEZIA MAGNA DE OLIVEIRA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SALEZIA MAGNA DE OLIVEIRA COSTA
DATA : 30/06/2021
LOCAL: Online

VERBALIZAÇÕES DE TERMOS METALINGUÍSTICOS: RELAÇÕES ENTRE A APRESENTAÇÃO DA TAREFA E O QUE DIZEM AS ALUNAS DURANTE O PROCESSO DE ESCRITURA

Produção textual, Desenvolvimento metalinguísticos, Escrita Colaborativa, Genética textual, Ensino Explícito, Termos metalinguísticos

Inserida no campo investigativo proposto pela Genética Textual, a partir de uma abordagem dialógica e linguístico-enunciativa, a presente Tese de Doutorado intitulada “Verbalizações de termos metalinguísticos: relações entre a apresentação da tarefa e o que dizem as alunas durante o processo de escritura” defende a importância do ensino explícito da língua no processo de escrita dos primeiros textos de crianças recém-alfabetizadas, ao mesmo tempo em que considera relevante o ensino de termos metalinguísticos para a realização de uma boa escrita. Para esse trabalho, tomamos como objeto de investigação o corpus EV_2015_001, 003 e 006, que pertence ao Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME), da Universidade Estadual de Alagoas. Nosso objetivo é descrever e analisar comparativamente a fala da professora, focando nas verbalizações de Termos Metalinguísticos (TM) para a efetivação da escrita de um texto, e observar se houve a retomada desses TM por duas alunas (7 anos) no momento que dialogam e escrevem uma história inventada em dupla. As alunas fazem parte de uma turma de 2º ano do ensino fundamental, da Escola da Vigia, localizada em Vagos, área rural do Distrito de Aveiro, Portugal. Esse corpus faz parte do “Dossiê Vigia”, coletado entre os meses de fevereiro a março, de 2015. Pretendemos responder qual a relação entre os Termos Metalinguísticos (TM) enunciados durante a apresentação da tarefa pela professora e os TM falados pelas alunas durante o processo de escritura em tempo real. Tivemos acesso a esses registros sincrônicos através do Sistema Ramos (CALIL, 2020) que é um método de captura multimodal (visual, sonora e escrita) que oferece ao pesquisador informações seguras e simultâneas do processo de escritura no tempo e no espaço de sala de aula, num contexto ecológico e didático. Essa tese aborda estudos sobre o Desenvolvimento Metalinguístico (GOMBERT, 1990; 1996, 2013; MALUF, 2006; 2008), o Ensino de Gramática (FONTICH, 2014, MYHILL, 2016), a Escrita Colaborativa (DAIUTE, 1993; CAMPS, 2000; STORCH, 2005, BARBEIRO, 2007; FELIPETO, 2019) a Genética textual (FABRE, 1986; GRESILLON, 2004), os termos metalinguísticos e operações de natureza gramatical (BARBEIRO, PEREIRA, CARDOSO, CALIL, 2020) e o uso de termos metalinguísticos na escrita no ensino primário (GIL, BIGAS, 2014). Estudos esses que serviram de base para a nossa investigação. Analisamos primeiro a fala da professora e elencamos os TM verbalizados por ela no direcionamento da atividade de produção de texto das alunas, depois fizemos a mesma análise do diálogo das alunas no momento em que estavam escrevendo o texto. Inserimos os TM em 4 domínios de análise a saber: TM - Texto, Gênero e Discurso; TM - Ortografia e Grafia; TM - Pontuação e TM - gramática. Nossos resultados indicaram ocorrências de verbalizações na fala da professora e nos diálogos das alunas. As alunas retomaram muitos TM que foram verbalizados pela professora no momento da orientação da produção textual, mas também elas enunciaram TM que não foram verbalizados no ato da fala da professora, esses TM indicaram uma aprendizagem consolidada em outros momentos de aula. Houve uma predominância de TM de pontuação enunciados pelas alunas, enquanto a professora verbalizou mais TM de Texto, Gênero e Discurso. Não encontramos na literatura pesquisada, uma pesquisa como essa que considera a importância da orientação de uma atividade de escrita com crianças, com foco nos termos específicos da estrutura textual, da ortografia, da pontuação e da gramática, e de como professor e aluno podem evidenciar um ensino das peculiaridades da língua escrita consolidado através de textos inventados em sala de aula.

Presidente - 2145404 - EDUARDO CALIL DE OLIVEIRA
Interna - 2346585 - YANA LISS SOARES GOMES
Interno - 1674840 - CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
Interna - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS