PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIAN BARBARA CAVALCANTI CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIAN BARBARA CAVALCANTI CARDOSO
DATA : 09/07/2021
LOCAL: Centro de Educação - UFAL

“O que você quer ser quando crescer?” (Des)encontros entre as experiências formativas de jovens estudantes de escolas de Ensino Médio, regidas pelo Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI), para seus modos de construir perspectivas de futuro.

Juventudes no Ensino Médio. Escola em Tempo Integral. Projeto de futuro. PALEI. Narrativa. Relação com o saber

O que você quer ser quando crescer? Essa pergunta nos remete às memórias da infância enquanto os primeiros indícios do “pensar o futuro”. Para além de uma pergunta inocente, feita por adultos a crianças, essa indagação traz em seu âmago um discurso linear de que é possível individualmente obter o sucesso profissional pelo esforço, como realização de um projeto de futuro enquanto caminho da felicidade. Evidencia-se que tal pergunta é problemática numa sociedade competitiva e excludente, com imprevisibilidades e tensões em relação à viabilidade de tal construção. Diante dessa reflexão, esta pesquisa busca compreender como estudantes de Ensino Médio em Alagoas constroem suas razões para expressar suas perspectivas de futuro. Para tanto, analisa as interpretações que os/as jovens que terminaram o Ensino Médio em escolas regidas pelo Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI) fazem de suas experiências dentro e fora da escola média, os indícios de suas aprendizagens biográficas e saberes que fundamentam seus argumentos de quais caminhos seguir. Nessa esteira, buscou-se responder a seguinte questão: as experiências no PALEI são interpretadas como relevantes na construção das perspectivas de futuros dos/as jovens pesquisados/as? Esta investigação tem como categorias iniciais: perspectiva de futuro, educação integral em tempo integral, relação com o saber, aprendizagens biográficas e currículo. Este estudo insere-se na abordagem de Pesquisa Qualitativa compreendendo sua complexidade e variedades (GONZÁLEZ, 2020). Seus pressupostos metodológicos estão amparados nos princípios da lógica da Pesquisa em Educação defendida por Gamboa (2012) que compreende a pesquisa como processo que articula os diversos fatores que integram os processos da produção do conhecimento, que inclui os conteúdos filosóficos, os lógicos, os epistemológicos, os teóricos, metodológicos e os técnicos. Na primeira fase da pesquisa foi realizada uma Revisão de Literatura Dialógica e Sistêmica na concepção de Sheron Walker (2016) para levantamento e leitura de teses e dissertações, assim como foi feito a análise documental que esteve aluída ao estudo de documentos de domínio público por ter sido tomado como fonte legislações e documentos nacionais e estaduais referentes às políticas educacionais para juventude do Ensino Médio. Em um segundo momento buscou-se compreender os discursos e as práticas que regem o PALEI, enquanto padrão a ser seguido e indícios de seus efeitos nas subjetividades dos/as estudantes. O programa funciona na rede de educação do estado Alagoas desde 2016 propondo uma formação em tempo integral, ofertando aulas dos componentes curriculares oficiais e atividades complementares por meio do que os seus mentores denominaram de um “currículo diferenciado”, sendo este currículo composto por elementos como os Ateliês Pedagógicos, Oferta de Eletivas, Estudos Orientados e Projetos Integradores. O programa também trabalha com a elaboração do Projeto de Vida dos estudantes direcionado pelo Docente Orientador de Turma (DOT) com a justificativa que os jovens precisam pensar no futuro na última etapa da Educação Básica. Além disso, como forma de atender ao discurso presente nas políticas educacionais atuais sobre a participação ativa dos jovens, instituir os Clubes Juvenis objetivando ouvir e atender as necessidades e interesses dos estudantes. Recorre-se, portanto, à concepção de governamentalidade de Foucault que tem como base a prática de discursos que formam subjetividades. O terceiro momento da pesquisa é o estudo das narrativas da experiência de egressos de uma escola média que é regida pelo PALEI. Portanto, a pesquisa documental entre em diálogo e é aprofundada pelos princípios metodológicos e teóricos da Pesquisa Biográfica de Delory-Momberger (2008, 2012, 2016), que focaliza o estudo das narrativas das experiências, que trazem à tona suas interpretações dos sentidos que atribuem à experiência escolar no ensino médio. Tais interpretações são a constituição singular da relação com os outros e com o mundo social. Muitos foram os desafios encontrados para realização da terceira fase da pesquisa, em especial após o contexto da Pandemia que comprometeu a coleta de dados, levando a reformulação das estratégias metodológicas. A terceira fase ainda se encontra em execução, e por isso, os resultados são provisórios. Neste relatório foi possível trazer a compreensão sobre as leis referentes ao Ensino Médio no Brasil e no Documento Orientador de Implantação do Programa Alagoano de Ensino Integral (DOPALEI) publicado em 2019. De acordo com o que consta nos documentos, há um discurso de formação do jovens baseados na ideia de liberdade e autonomia, porém a sua estreita relação com as políticas neoliberais que fundamenta a sociedade individualizada e gerenciada, demonstra que as práticas escolares estão baseadas em uma Práxis Pedagógica de formação das competências, sendo o discurso de protagonismo juvenil uma maneira de responsabilizar os próprios jovens pelo seu sucesso e insucesso no futuro.

Presidente - 1646580 - ROSEMEIRE REIS DA SILVA
Interna - 2217140 - VALERIA CAMPOS CAVALCANTE
Interno - 1259499 - GIVANILDO DA SILVA
Externa à Instituição - ROSEANE MARIA DE AMORIM - UFPB