PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: KEILA MENDES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KEILA MENDES DOS SANTOS
DATA : 20/07/2021
LOCAL: Centro de Educação - PPGE

AUTORIA COLABORATIVA, LETRAMENTOS DIGITAIS E LETRAMENTO CRÍTICO  NA CULTURA DIGITAL: um estudo com discentes de licenciatura em língua inglesa

Autoria colaborativa. Cultura digital. Formação inicial docente. Língua inglesa.

Este estudo abordou o contexto da formação inicial de professores para autoria. Teve por objetivo analisar de que maneira o processo de autoria colaborativa de recursos didáticos, na perspectiva dos letramentos digitais e crítico, auxiliam na formação inicial do professor de língua inglesa crítico e no desenvolvimento de habilidades para atuar no contexto da cultura digital. A problemática que conduziu a investigação partiu do seguinte questionamento: quais as potencialidades da autoria colaborativa de recursos didáticos, sob a ótica dos letramentos digitais e crítico, para a formação inicial do professor de língua inglesa na/da cultura digital? Para proceder ao estudo desta problemática, tomou-se por fundamento os seguintes objetivos específicos: a) evidenciar o papel das TDIC no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa; b) investigar como a autoria colaborativa de recursos didáticos mobiliza os letramentos digitais e o letramento crítico; c) delinear os desafios que se apresentam para a formação do professor de língua inglesa autor e crítico na cultura digital; d) identificar as habilidades/saberes necessários ao professor de inglês para a elaboração de recursos didáticos sob perspectivas críticas. Com base nos objetivos estabelecidos foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como pesquisa-formação. Os dados foram produzidos em um curso online, ofertado no período entre 15 de junho e 26 de agosto de 2020, para trinta estudantes do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa da Universidade do Estado da Bahia. Como instrumentos de produção de dados foram utilizados questionários, entrevistas semiestruturadas e os registros de participação nas atividades do curso como fóruns e as unidades didáticas elaboradas pelos participantes. Os dados produzidos foram analisados conforme os preceitos da análise de conteúdo e em diálogo com o aporte teórico. Ao longo do percurso, foi defendida a tese de que a autoria colaborativa de recursos didáticos mobiliza uma gama de ações, reações e posicionamentos, além de pesquisas, apropriação crítica de tecnologias digitais e negociação de sentidos entre os pares e que estes fatores, implicam em contribuições para a formação linguística, sociocultural e pedagógica do futuro professor. A análise dos dados produzidos confirmou esta tese, em resposta ao questionamento levantado. A pesquisa apontou que o processo de autoria colaborativa apresentou como potencialidades: a socialização de saberes, envolvimento em pesquisa, criatividade, desenvolvimento dos letramentos digitais e crítico, diálogo entre teoria e prática, autonomia, reflexão sobre o perfil profissional, e respeito às diferenças. Estes aspectos são pertinentes à formação do professor-autor na cultura digital, cabendo maiores investimentos na formação inicial voltada a este propósito. A tese desenvolvida apresenta relevância social significativa uma vez que contribui para repensar a formação inicial do professor de inglês, rumo a uma formação para a autoria. Os achados de pesquisa propõem ainda o desenvolvimento de um letramento autoral docente ao longo da formação inicial.

Presidente - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Externo ao Programa - 1121086 - FABIO PARAGUACU DUARTE DA COSTA
Externa à Instituição - GLÁUCIA DA SILVA BRITO - UFPR
Interno - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO