PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO PAULO ALVES DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOAO PAULO ALVES DE ARAUJO
DATA : 16/07/2021
LOCAL: GoogleMeet

CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA À FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM QUÍMICA

Conhecimento docente. Formação de Professores. Divulgação Científica.

A presente pesquisa se debruça sobre o tema da divulgação científica (DC) no contexto da formação de professores de química, partindo da premissa que a inserção dos estudantes em práticas de divulgação da ciência colabora com a construção de conhecimentos para a docência. O objetivo foi identificar e analisar que conhecimentos são desenvolvidos a partir da participação em atividades de divulgação científica e como estes são percebidos pelos licenciandos em química em seu processo formativo. A pesquisa de caráter qualitativo empregou como técnica de coleta de dados um questionário contendo questões abertas e fechadas. A análise foi pautada numa perspectiva qualitativa de conteúdo. Participaram do estudo onze licenciandos em química de uma universidade federal que vinham desenvolvendo de modo sistemático ações de divulgação científica em diferentes espaços por pelo menos um ano. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes desconhecia a DC até cursar a universidade e que a participação em sua organização colabora na compreensão dessa prática e de suas finalidades. Também foi possível identificar quatro aprendizagens principais: capacidade de comunicação, mediação de atividades pedagógicas, pensamento crítico, planejamento. Tais categorias se relacionam diretamente a conhecimentos necessários à prática docente, em especial às dimensões propostas por Shulman de: conhecimento pedagógico geral; conhecimento dos aprendizes e suas características; conhecimento dos contextos educacionais; conhecimento dos fins, propósitos e valores da educação. Em menor grau apareceram menções que remente ao conhecimento de conteúdo. Logo, acredita-se ser importante investir e envolver, desde a formação inicial, os professores no planejamento e desenvolvimento e ações de comunicação pública da ciência. Além de uma compreensão da dimensão social da atividade, ações dessa natureza contribuem para formar professores que analisam seu planejamento, suas estratégias comunicativas e os impactos dessas atividades para a aprendizagem.

Presidente - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Interno - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Externo à Instituição - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 23/06/2021 09:56