PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIRLENE VIEIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIRLENE VIEIRA DE SOUZA
DATA : 30/06/2021
LOCAL: Google Meet https://meet.google.com/dzy-mgdy-wbo?authuser=0

O processo de implementação do Ensino Bilíngue para Surdos em tempos da Covid-19: uma análise Sócio-histórica

Bilinguismo. Surdez. Sócio-histórica

Este trabalho orientou-se teórica e metodologicamente pela Psicologia Sócio-Histórica (PSH) e pelo Materialismo Histórico-Dalético (MHD) e tem como objetivo geral analisar o processo de implementação do Ensino Bilíngue para Surdos, como ainda desenvolver processos colaborativos para melhor compreender e intervir este processo. Na intenção de alcançar o proposto, foi delimitado cinco objetivos específicos: 1) discutir as relações complexas que constituem a Educação de Surdos a partir de uma análise sócio-históricaico-dialético; 2) construir uma crítica a partir das categorias materialistas sobre a expropriação do trabalho docente em tempos de Pandemia e as implicações para a educação escolar de surdos; 3) contrastar, a partir das obras de Vigotski e Marx, a  fetichização a que se sujeitou o processo educacional dos estudantes com surdez e os discursos erigidos em torno do Ser Surdo e a aprendizagem das línguas, sejam elas Língua Portuguesa (LP) e Língua de Sinais (LS), assim como os processos do ensinar; 4) enunciar as possibilidades do coensino na promoção de uma Educação Bilíngue para Surdos a partir da pesquisa crítica de colaboração; e, 5) compreender as mediações que permeiam o processo histórico do Atendimento Educacional Especializado para Surdos com vista à promoção do Ensino Bilíngue em uma rede municipal de Educação. A pesquisa adotou alguns elementos da pesquisa crítica de colaboração e teve como  instrumentos para a produção de dados a entrevista coletiva, a observação participante, com apoio no diário de bordo, a videografia, os encontros de formação continuada, as reuniões de planejamento. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos presencial e virtualmente, sendo a última a maior parcela do tempo no processo de pesquisa. Os sujeitos parceiros desse estudo foram membros da equipe gestora da secretaria municipal de Educação de uma cidade Nordestina. A análise das informações foram realizadas com base nas categorias da SH e do MHD e os resultados apontam importantes pontos para a construção de um Ensino bilíngue, problemáticas que impactam a dimensão subjetiva dos profissionais da Educação de Surdos, a necessidade de outra dimensão formativa que seja resistência aos modelos compactos  e reducionistas sobre o Ser Surdo, a serem considerados, sobretudo, por uma educação  contra hegemônica que busque a transformação objetiva da realidade.

Externa à Instituição - CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA - UFSCAR
Interno - 1695861 - DEISE JULIANA FRANCISCO
Interna - 269.196.304-78 - MARIA DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE - UFAL
Presidente - 1121256 - NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES