PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: JENEKÉSIA LINS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JENEKÉSIA LINS DA SILVA
DATA : 05/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO:

APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: possibilidades para o processo de aprendizagem em Física no contexto educacional ubíquo.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física, Cibercultura, Interação, Aprendizagem Colaborativa.


PÁGINAS: 181
RESUMO:

Este estudo investiga a utilização da plataforma GoConqr nas aulas de Física numa
Escola Estadual no munícipio de Matriz de Camaragibe, o qual propicia ao aluno um ambiente
virtual de aprendizagem (AVA) para socialização do conhecimento na perspectiva de uma
aprendizagem colaborativa no contexto educacional ubíquo. Buscamos responder o seguinte
questionamento: quais as contribuições do uso da plataforma
GoConqr no processo de
construção de aprendizagem em Física numa perspectiva de contexto educacional ubíquo com
ênfase na aprendizagem na cibercultura, interação e aprendizagem colaborativa? O objetivo
geral foi investigar as possibilidades da utilização da plataforma
GoConqr no processo de
aprendizagem em Física no contexto educacional ubíquo e, como objetivos específicos foram,
caracterizar a plataforma
GoConqr para o ensino de Física; identificar as possibilidades da
plataforma
GoConqr para o processo de ensino e aprendizagem em Física; desenvolver um
ambiente educacional interativo a partir da plataforma
GoConqr para o ensino de Física;
investigar como acontece a formação da aprendizagem em Física a partir da interação na
plataforma
GoConqr. A pesquisa foi desenvolvida por um estudo de caso numa abordagem
qualitativa. Os dados coletados foram através de questionário para alunos. Os sujeitos
envolvidos foram 60 alunos do Ensino Médio que desejam participar do Exame Nacional do
Ensino Médio (ENEM) e que tenham acesso à internet, celular, computador ou tablets que
suporte a plataforma. Os sujeitos envolvidos apresentaram resultados positivos a partir da
inserção das TDIC nas aulas de Física. Como resultados deste estudo, o uso da plataforma
GoConqr para o processo de aprendizagem tornou-se dinâmico e eficaz através das explorações
de conteúdo, ao qual o seu uso possibilita uma aprendizagem colaborativa através da interação
no contexto educacional ubíquo.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Externa à Instituição - DICANÍZIA DO NASCIMENTO SOUZA - UFS
Externo à Instituição - VALMIR HECKLER - FURG
Notícia cadastrada em: 29/06/2021 22:31
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 17:05