APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: possibilidades para o processo de aprendizagem em Física no contexto educacional ubíquo.
Ensino de Física, Cibercultura, Interação, Aprendizagem Colaborativa.
Este estudo investiga a utilização da plataforma GoConqr nas aulas de Física numa
Escola Estadual no munícipio de Matriz de Camaragibe, o qual propicia ao aluno um ambiente
virtual de aprendizagem (AVA) para socialização do conhecimento na perspectiva de uma
aprendizagem colaborativa no contexto educacional ubíquo. Buscamos responder o seguinte
questionamento: quais as contribuições do uso da plataforma GoConqr no processo de
construção de aprendizagem em Física numa perspectiva de contexto educacional ubíquo com
ênfase na aprendizagem na cibercultura, interação e aprendizagem colaborativa? O objetivo
geral foi investigar as possibilidades da utilização da plataforma GoConqr no processo de
aprendizagem em Física no contexto educacional ubíquo e, como objetivos específicos foram,
caracterizar a plataforma GoConqr para o ensino de Física; identificar as possibilidades da
plataforma GoConqr para o processo de ensino e aprendizagem em Física; desenvolver um
ambiente educacional interativo a partir da plataforma GoConqr para o ensino de Física;
investigar como acontece a formação da aprendizagem em Física a partir da interação na
plataforma GoConqr. A pesquisa foi desenvolvida por um estudo de caso numa abordagem
qualitativa. Os dados coletados foram através de questionário para alunos. Os sujeitos
envolvidos foram 60 alunos do Ensino Médio que desejam participar do Exame Nacional do
Ensino Médio (ENEM) e que tenham acesso à internet, celular, computador ou tablets que
suporte a plataforma. Os sujeitos envolvidos apresentaram resultados positivos a partir da
inserção das TDIC nas aulas de Física. Como resultados deste estudo, o uso da plataforma
GoConqr para o processo de aprendizagem tornou-se dinâmico e eficaz através das explorações
de conteúdo, ao qual o seu uso possibilita uma aprendizagem colaborativa através da interação
no contexto educacional ubíquo.