PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: TAMIRES DE CAMPOS LEITE

DISCENTE : TAMIRES DE CAMPOS LEITE
DATA : 02/08/2021
LOCAL: CEDU - ONLINE

UM OLHAR ECOFORMADOR E TRANSDISCIPLINAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR CAMPONÊS: pensando a inclusão em uma turma multisseriada de uma escola do campo

Essa pesquisa tem como objetivo compreender como a ecoformação e a transdisciplinaridade podem contribuir no desenvolvimento de cenários de aprendizagem e metodologias de ensino inclusivas na prática pedagógica de uma professora camponesa que atua em uma turma multisseriada do ensino fundamental I de uma escola do campo do município de União dos Palmares. Para tanto, tivemos como fundamento teórico, a Educação do Campo, a formação continuada de professores, a ecoformação e a transdisciplinaridade. Foi participante da pesquisa uma professora de uma escola do campo – município de União dos Palmares – que lecionam em uma turma multisseriada (fundamental I) com a presença de alunos com deficiência. Assim, a questão que orientou esse estudo compreende em: Como desenvolver sobre o olhar da ecoformação e da transdisciplinaridade cenários de aprendizagens e metodologias de ensino inclusivas em uma turma multisseriada de uma escola do campo em tempos de pandemia da (COVID-19)? Diante desse questionamento buscamos trilhar caminho metodológico da perspectiva teórica epistemológica ecossistêmica com os pressupostos da pesquisa-ação existencial e integral de Bárbier (2007), que, nos conduziu a um sentipensar, da relação entre comunidade camponesa e professora para valorização e construção de conhecimentos no e pelo coletivo. Sendo uma pesquisa transdisciplinar, considerando os três elementos constitutivos da transdisciplinaridade: o terceiro incluído, os níveis de realidade e a complexidade que dispõe dos operadores cognitivos para compreensão dos processos de intervenção. Utilizando como técnica de coleta de dados: a entrevista semiestrutura, a observação participante, o diário itinerante e as sessões reflexivas em um movimento espiralado. Assim, os dados coletados estão em processo de análise com base na análise do conteúdo de Bardin (2016), utilizando como suporte para preparação dos dados o software Iramuteq e, formando categorias com base nos operadores cognitivos da complexidade.

Palavras-chave: Educação do Campo. Ecoformação. Transdisciplinaridade. Formação continuada de professor. Inclusão escolar.

Interna - 4357783 - MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA
Presidente - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Externa à Instituição - MARILZA VANESSA ROSA SUANNO - UFG
Interno - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA