E-DIALOGICIDADE COMO PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA ABERTA NOS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO.
e-Dialogicidade; Abertura; Ciência Aberta; Periódicos Educacionais; TDIC
Esta pesquisa investiga as fontes de diálogo existentes nos periódicos nacionais da área da Educação, com ênfase nos elementos regulatórios que perfilizam a abertura de dados e constitui a Ciência Aberta nas interfaces periodizadas. O elemento que caracteriza o diálogo nesses ambientes é a e-dialogicidade que define-se pela midiatização do diálogo comum por meio da usabilidade de um dispositivo digital. O objetivo desse estudo é caracterizar a ocorrência dos mecanismos e-dialógicos prevalecentes nos periódicos educacionais, para isso busca-se responder: Quais elementos de e-dialogicidade estão presentes na divulgação científica nos periódicos brasileiros da educação disponibilizados no Scielo Brasil e Portal Educ@? A pesquisa tem caráter qualitativo sob a abordagem de estudo de caso da existência da e-dialogicidade nos periódicos brasileiros educacionais, no qual evidenciamos a estrutura dos periódicos nacionais e o perfil comunicativo das interfaces, arquitetando sob a ótica da multidimensionalidade os dados coletados e condensados via análise de conteúdo, por se tratar de um apanhado documental e bibliográfico que resultou na consideração em que há precedência de elementos internos e externos de comunicabilidade não-padrão - quando não há espaço específico para a e-dialogia ocorra, podendo se dar em ambientes de midiatização de dados acadêmicos ou redes sociais - nos periódicos investigados e a realidade das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na contemporaneidade pode possibilitar a adaptação dos espaços destinados a partilha de pesquisas científicas para que estes recebam feedback de seus leitores, promovendo a abertura de dados na perspectiva do diálogo e a formação em cidadania para públicos nãoespecializados ou não-informatizados.