A FILOSOFIA COMO CONTEÚDO INTEGRADOR FRENTE À DESINTEGRAÇÃO IMPOSTA PELO NOVO ENSINO MÉDIO: Discutindo os itinerários formativos
Filosofia; Ensino; Integração; Disciplinas; Itinerários Formativos
Esta pesquisa visa trazer contribuições teóricas e metodológicas para o ensino de Filosofia no ensino médio, levando em consideração o atual contexto educacional brasileiro marcado por diversas e profundas alterações na legislação educacional. Nosso objeto de pesquisa é a Filosofia enquanto um componente curricular, em sua relação de interação com os demais conteúdos constantes no currículo do ensino médio. Assim, traduzimos a temática de pesquisa no seguinte problema: que conteúdos e métodos da Filosofia são capazes de interagir com os demais conteúdos do currículo do novo ensino médio, suscitando a integração dos saberes? São objetivos desta Tese investigar como a Filosofia é capaz de interagir com as demais disciplinas do currículo do novo ensino médio e suscitar a interdisciplinaridade; apresentar os conteúdos e métodos da Filosofia que favorecem a interdisciplinaridade e realizar um estudo sobre o novo ensino médio no estado de Alagoas. Para corresponder a estes objetivos, utilizamos como metodologia a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e a análise de conteúdo. A pesquisa documental se fez necessária para entendermos as transformações proposta para o novo ensino médio, tanto a nível nacional, quanto a nível estadual (Alagoas). Por isso, precisamos analisar documentos como: a Medida Provisória n°746/17, a Lei 13.415/17; a Base Nacional Comum Curricular – BNCC; as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNEM; o Referencial Curricular de Alagoas, dentre outros documentos. A pesquisa bibliográfica tem como principais referências autores que desenvolvem a teoria curricular, como: Miguel Arroyo (2011); André Chervel (1990) e Michael Young (2010). Autores que abordam a temática da transposição das barreiras disciplinares, como: Terry Shinn ( 2020), Hilton Japiassu (1976) e Jayme Paviani (2008). E autores que teorizam mais especificamente sobre o ensino de Filosofia (conteúdos e metodologias) e suas relações integradoras como: Ronai Rocha (2015), Alejandro Cerletti (2009) e Sílvio Gallo (2012). O novo ensino médio promove uma desintegração curricular ao relativizar a presença da disciplinaridade e instituir um ensino dividido por áreas do saber, cujo foco são os itinerários formativos. Para haver integração entre as disciplinas é preciso que existam as disciplinas. Por isso, defendemos a presença da Filosofia enquanto uma disciplina no currículo do ensino médio, através do trabalho com problemas, pois esta metodologia confere uma didática própria à Filosofia e proporciona uma interação com os demais ramos do saber, promovendo interdisciplinaridade, através da abordagem de problemas filosóficos extraídos dos objetos das demais disciplinas.