PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLEN MAIANNE SANTOS MELO RAMALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELLEN MAIANNE SANTOS MELO RAMALHO
DATA : 09/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU
TÍTULO:

A FILOSOFIA COMO CONTEÚDO INTEGRADOR FRENTE À DESINTEGRAÇÃO IMPOSTA PELO NOVO ENSINO MÉDIO: Discutindo os itinerários formativos


PALAVRAS-CHAVES:

Filosofia; Ensino; Integração; Disciplinas; Itinerários Formativos


PÁGINAS: 106
RESUMO:

Esta pesquisa visa trazer contribuições teóricas e metodológicas para o ensino de Filosofia no ensino médio, levando em consideração o atual contexto educacional brasileiro marcado por diversas e profundas alterações na legislação educacional. Nosso objeto de pesquisa é a Filosofia enquanto um componente curricular, em sua relação de interação com os demais conteúdos constantes no currículo do ensino médio. Assim, traduzimos a temática de pesquisa no seguinte problema:  que conteúdos e métodos da Filosofia são capazes de interagir com os demais conteúdos do currículo do novo ensino médio, suscitando a integração dos saberes? São objetivos desta Tese investigar como a Filosofia é capaz de interagir com as demais disciplinas do currículo do novo ensino médio e suscitar a interdisciplinaridade; apresentar os conteúdos e métodos da Filosofia que favorecem a interdisciplinaridade e realizar um estudo sobre o novo ensino médio no estado de Alagoas. Para corresponder a estes objetivos, utilizamos como metodologia a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e a análise de conteúdo. A pesquisa documental se fez necessária para entendermos as transformações proposta para o novo ensino médio, tanto a nível nacional, quanto a nível estadual (Alagoas). Por isso, precisamos analisar documentos como: a Medida Provisória n°746/17, a Lei 13.415/17; a Base Nacional Comum Curricular – BNCC; as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNEM; o Referencial Curricular de Alagoas, dentre outros documentos. A pesquisa bibliográfica tem como principais referências autores que desenvolvem a teoria curricular, como: Miguel Arroyo (2011); André Chervel (1990) e Michael Young (2010). Autores que abordam a temática da transposição das barreiras disciplinares, como: Terry Shinn ( 2020), Hilton Japiassu (1976) e Jayme Paviani (2008). E autores que teorizam mais especificamente sobre o ensino de Filosofia (conteúdos e metodologias) e suas relações integradoras como: Ronai Rocha (2015), Alejandro Cerletti (2009) e Sílvio Gallo (2012). O novo ensino médio promove uma desintegração curricular ao relativizar a presença da disciplinaridade e instituir um ensino dividido por áreas do saber, cujo foco são os itinerários formativos.  Para haver integração entre as disciplinas é preciso que existam as disciplinas. Por isso, defendemos a presença da Filosofia enquanto uma disciplina no currículo do ensino médio, através do trabalho com problemas, pois esta metodologia confere uma didática própria à Filosofia e proporciona uma interação com os demais ramos do saber, promovendo interdisciplinaridade, através da abordagem de problemas filosóficos extraídos dos objetos das demais disciplinas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO NASCIMENTO - UFS
Interno - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno - 335.798.814-34 - JUNOT CORNÉLIO MATOS - UFPE
Externo à Instituição - SÉRGIO RICARDO VIEIRA RAMOS - UFPE
Presidente - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Notícia cadastrada em: 09/08/2021 13:31
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