PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: OTAVIO AUGUSTO DE OLIVEIRA CARDOSO

DISCENTE : OTAVIO AUGUSTO DE OLIVEIRA CARDOSO
DATA : 11/10/2021
LOCAL: Centro de Educação (de forma remota)

Reflexo epistemológico no desenvolvimento do planejamento da gamificação no contexto educacional

Planejamento; epistemologia; gamificação; contexto educacional.

Esta pesquisa investigou o reflexo epistemológico no desenvolvimento do planejamento da gamificação no contexto educacional. A gamificação é uma das estratégias didática de ensino-aprendizagem que vem ganhando notoriedade e sendo desenvolvida no cenário educacional, em especial, no ensino superior, diante disto, sugerimos o seguinte problema: como as opções epistemológicas dos docentes influenciam no desenvolvimento do planejamento da gamificação para o contexto educacional? O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as opções epistemológicas dos docentes no desenvolvimento do planejamento da gamificação no contexto educacional, identificando os elementos e frameworks utilizados. Os objetivos específicos da pesquisa foram: descrever quais aspectos da gamificação devem ser considerados no momento do planejamento pedagógico para o seu desenvolvimento; identificar as dificuldades existentes na elaboração de uma gamificação, como também no momento do seu desenvolvimento; estabelecer uma linha de compreensão entre o planejamento e o desenvolvimento que culmina na implementação de uma estratégia de ensino gamificada. A pesquisa é do tipo qualitativa e a abordagem se trata de um estudo de caso, a saber, o caso de professores da Universidade Federal de Alagoas que participaram de um curso de gamificação como estratégia didática de ensino-aprendizagem, aplicado a sala de aula universitária, realizado na Ufal (lócus da pesquisa). Os sujeitos da pesquisa foram professores dessa mesma instituição que possuíam disciplina ativa e participaram de um curso de aperfeiçoamento profissional sobre a estratégia de gamificação. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizada a entrevista, elaborada a partir de um roteiro pré-definido e um questionário misto (perguntas fechadas e abertas). Dos resultados alcançados, os dados apresentaram a existência de uma miscelânea de epistemologias que refletem no planejamento da gamificação e não a predominância de uma única, e que apesar de alguns autores insistirem em dividir a gamificação em duas perspectivas (fechada ou aberta), podemos ter um mix dessas perspectivas. A pesquisa também revelou algumas dificuldades no planejamento do desenvolvimento da gamificação, algo já relatado em pesquisas publicadas.

Presidente - 2494583 - ALAN PEDRO DA SILVA
Interno - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externa à Instituição - DULCE MÁRCIA CRUZ - UFSC
Notícia cadastrada em: 09/09/2021 10:06