PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDJAMES ALVES SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDJAMES ALVES SANTOS
DATA : 19/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: GoogleMeet
TÍTULO:

O QUE E COMO SE LÊ NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA PESQUISAS BRASILEIRAS A PARTIR DE PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS


PALAVRAS-CHAVES:

Estratégias de Leitura, Ensino de Ciências, Pesquisa Bibliográfico.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

Este trabalho se propõe a mapear e caracterizar produções acadêmicas brasileiras publicadas em periódicos da área de ensino de ciências no que se refere às principais estratégias de leitura e os textos empregados. Dessa maneira, partimos da seguinte pergunta: as pesquisas brasileiras na área de ensino de ciências sobre leitura enfatizam e, em que medida, estratégias de leitura? Utilizamos os referenciais teóricos como base para o estudo: Koch (2018), Marcuschi (2008) e Solé (2014). Assim, os objetivos específicos que nortearam o trabalho foram: descrever as produções selecionadas durante o estudo de acordo com a distribuição no tempo, níveis de escolaridade, com a área investigada, região do país que aconteceu o estudo; verificar quais textos foram empregados nas atividades de leitura descritas nas produções e mapear as principais estratégias de leitura a partir das produções selecionadas nos periódicos da área de ensino de ciências. Este estudo consistiu em um recorte de um levantamento bibliográfico em dezoito periódicos da área de ensino de ciências acerca de práticas leitoras considerando o espaço temporal de 2010-2019. Para a caracterização das estratégias de leituras, consideramos, com adaptações, o trabalho de Solé (2014). A partir da análise dos trabalhos foi possível identificar as estratégias de leituras mais frequentes, são elas: questionamento sobre o texto (estratégias baseadas na resolução de questões); leitura e produção textual ou reconstrução do texto; síntese das principais informações presentes no texto; conhecimentos prévios /predição e estrutura do texto e representação visual. A análise das produções mostrou também que, em geral, os gêneros textuais mais empregados nas atividades de leitura foram: artigos, resenhas, bem como textos extraídos de livros de divulgação científica ou oriundos de sites (textos com caráter jornalístico). No entanto, os gêneros textuais: poemas, contos literários, peças teatrais, letras de músicas não foram muito explorados nas práticas leitoras. Assim, observou-se que algumas estratégias não foram exploradas em algumas áreas e em alguns níveis de ensino de acordo com as publicações, bem como os gêneros que envolvem multiplicidade de significados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Interna - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Externa à Instituição - CRISTHIANE CUNHA FLÔR - UFJF
Notícia cadastrada em: 20/09/2021 15:46
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