PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: GERALDO BERNARDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERALDO BERNARDO
DATA : 29/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: cedu - online
TÍTULO:

 

PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS -NOVOS OLHARES RUMO A UMA EDUCAÇÃO ECOFORMATIVA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Surdo, Complexidade, Transdisciplinaridade, Ecoformação e Inclusão


PÁGINAS: 100
RESUMO:

 

Pessoas com deficiência e toda sociedade que luta pela inclusão, desde sempre, desbravam uma luta árdua e histórica. Luta-se para -se sentirem de fato incluídos em todos os espaços e, principalmente no ambiente educacional. Luta-se por uma educação construída a partir de processos pedagógicos coerentes com respeito às especificidades de cada sujeito. Por uma escola inclusiva que seja um local no qual todos os sujeitos devam ser respeitados e legitimados. Nesta perspectiva, esta pesquisa emerge com o objetivo de narrar as percepções e vivências diárias do fazer pedagógico de um professor/pesquisador no contexto da educação de pessoas com deficiência, no cenário de uma (ONG) organização não governamental. Como caminho metodológico, numa perspectiva da pesquisa qualitativa na perspectiva da complexidade, refletiremos acerca das narrativas construídas entre o docente pesquisados e os sujeitos surdos que frequentavam a ONG. As narrativas reflexivas serão colhidas dos registros dos diários de campo no período de 2018 a 2019, do professor pesquisador. Considerar-se-á a percepção dos textos e contextos, da relação que o pesquisador construiu com discentes na perspectiva da complexidade e da ecoformação, repensando as formas do fazer pedagógico, a partir da ótica da complexidade de Edgar Morin, do pensamento ecossistêmico, (Maria Condida Moraes), a transdisciplinaridade, (Basarab Nicolescu), relacionando-as também, com as práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas desenvolvida pela educadora Maria Dolores Forte Alves. A análise das narrativas far-se-á a luz de Bardin, utilizando se das três fases fundamentais: pré-análise, exploração e interpretação dos resultados. Será interpretada segundo os pressupostos teóricos já citados acima. Dessa forma, esta pesquisa tem a pretensão trazer apontamentos e/ou contribuir para repensarmos o desenvolvimento de outras práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão e fomentem o humano pelo humano (MORIN, 2002). Desta feita, desejamos sensibilizar os profissionais da educação, pois é urgente e necessário pensarmos novas trilhas que possibilitem religar saberes e sujeitos ao contexto. Logo, somos convidados a um encontro com o “eu” para ressignificar nossa existência no mundo, pois estamos todos conectados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Externa à Instituição - ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS - UFPR
Presidente - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Notícia cadastrada em: 01/10/2021 11:22
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 01:17