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Banca de DEFESA: JOAO PAULO ALVES DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOAO PAULO ALVES DE ARAUJO
DATA : 12/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: GoogleMeet
TÍTULO:

Participação em atividades de divulgação científica e possibilidades para a formação de graduandos em química



PALAVRAS-CHAVES:

Conhecimento docente. Formação de Professores de Química. Divulgação Científica.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

A presente pesquisa se debruça sobre o tema da divulgação científica (DC) no contexto da formação de professores de química, partindo da premissa que a inserção dos estudantes em práticas de divulgação da ciência colabora com a construção de conhecimentos para a docência. O objetivo foi identificar e analisar conhecimentos desenvolvidos a partir da participação em atividades de divulgação científica. Sob o ponto de vista teórico, o estudo se apoiou nas ideias de Lee Shulmam acerca dos conhecimentos docentes. Os participantes eram integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET), tendo todos já atuado no desenvolvimento de atividades de divulgação cientifica por ao menos um ano. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada em duas fases. Na primeira delas participaram nove licenciandos e foi utilizado um questionário como forma de obtenção dos dados os quais foram analisados seguindo pressupostos da análise de conteúdo. Na segunda parte, procedeu-se um grupo focal com três estudantes como forma de triangulação e aprofundamento das informações. A análise também seguiu princípios de conteúdo. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes desconhecia a DC até cursar a universidade e que a participação em sua organização colabora na compreensão dessa prática e de suas finalidades sociais e educativas. Também foi possível identificar quatro aprendizagens principais: capacidade de comunicação, mediação de atividades pedagógicas, pensamento crítico, planejamento. Tais categorias se relacionam diretamente a conhecimentos necessários à prática docente, em especial às dimensões propostas por Shulman de: conhecimento pedagógico geral; conhecimento dos aprendizes e suas características; conhecimento dos contextos educacionais; conhecimento dos fins, propósitos e valores da educação. Em menor grau apareceram menções que remente ao conhecimento de conteúdo. Logo, acredita-se ser importante envolver, desde a formação inicial, os professores no planejamento e desenvolvimento e ações de comunicação pública da ciência. Além de uma compreensão da dimensão social da atividade, ações dessa natureza contribuem para formar professores que analisam seu planejamento, suas estratégias comunicativas e os impactos dessas atividades para a aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Externo à Instituição - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 15/10/2021 20:44
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