PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANNE CASSIA CARVALHO TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANNE CASSIA CARVALHO TEIXEIRA
DATA : 07/12/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

As contribuições dos livros didáticos do PNLD 2021 no combate as Fake news e sua relação com a Alfabetização científica e a Educação Midiática


PALAVRAS-CHAVES:

FakeNews, Alfabetização Científica, Educação Midiática, Livro Didático, Ensino Médio


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Essa pesquisa tem como objetivo verificar a contribuição da educação no combate às fake news. Essa preocupação se tornou ainda maior e mais fundamental com a pandemia e todos os desafios que ela lançou ao mundo, revelando as diversas fragilidades da sociedade e a falta de conexão desta com a ciência. Além de todos os problemas que a pandemia trouxe  relacionados com a saúde e a vida humana, ela evidenciou uma vulnerabilidade da população referente aos critérios adotados para validar uma informação, se apoiando muitas vezes em informações falsas, inventadas com a intenção de enganar e favorecer opiniões pessoais , ou interpretando informações de forma tendenciosa e sem nenhum fundamento a não ser o olhar seletivo para enxergar apenas aquilo que beneficiará seu ponto de vista.Nesse sentido, procuramos responder a questão fundamental desta pesquisa : Como combater as fake news sem que direitos sejam retirados e, ao mesmo tempo, tenhamos um ambiente informacional mais saudável? Na busca por responder essa pergunta procurou-se compreender melhor o que é uma fake news e quais os padrões dessas informações falsas, as consequências trazidas para a sociedade e os motivos que levam os indivíduos a compartilharem e acreditarem nesse tipo de conteúdo. A partir dessas informações foi possível conhecer mais sobre essa temática que ainda é pouco explorada na literatura científica. Apesar disso, três meios de combater as fake news foram discutidos com a intenção de descobrir quais deles poderiam frear essas informações falsas sem ferir o direito à liberdade de expressão. Dentre eles, a educação foi o caminho que tem esse perfil de construir uma criticidade necessária para que as fake news vá perdendo espaço dentro da sociedade.Esse estudo se trata de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa.Dentre as análise feitas foi realizado um levantamento dos trabalhos encontrados na plataforma Scielo para verificar quais as formas de combate às fake news e relacionadas à Educação.Os resultados demonstram que é através da Educação que vem a consciência e a responsabilidade de se informar em tempos de fake news. Essa necessidade de se apoiar na ciência para tomar decisões, se posicionar  e interpretar as informações são habilidades que são desenvolvidas através de uma educação que ultrapassa os muros da escola e reflete na sociedade e em como ela se comunica com a ciência


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo à Instituição - BONIEK VENCESLAU DA CRUZ SILVA - UFPI
Notícia cadastrada em: 18/10/2021 17:19
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