PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEOVANIO DA SILVA SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEOVANIO DA SILVA SANTANA
DATA : 02/12/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

OS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO: uma análise das ações educativas em dois Parques Ecológicos na Cidade de Maceió.


PALAVRAS-CHAVES:

Espaços não-formais de Educação, Ações educativas, Indicadores de Alfabetização Científica, Parques ecológicos.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objeto de estudo as ações educativas desenvolvidas nos Parques ecológicos na Cidade de Maceió, Parque Municipal e Horto, como espaços não-formais de Educação com possíveis potencialidades para Alfabetização Científica do público visitante. Temos como objetivo investigar as ações educativas por meio dos Indicadores de Alfabetização Científica voltados para os espaços não-formais de Educação. Os espaços não-formais de Educação são instituições regulamentadas por órgãos públicos ou privados compostos por uma equipe técnica e recebem pessoas no papel de visitantes, por isso consideramos relevante pesquisar a presença dos Indicadores de Alfabetização Científica (AC) nas ações educativas realizadas por meio das exposições, projetos, recursos expográficos, textos ou recursos multimídia para possibilitar aos visitantes uma reflexão da importância do conhecimento científico relacionados aos acontecimentos do mundo ao seu redor, pois entendemos a alfabetização científica como uma ação contínua. Diante disto, temos como hipótese que os Parques ecológicos, supracitados promovem e diversificam suas ações educativas considerando os diferentes tipos de públicos visitantes, e possivelmente, encontra-se a presença de Indicadores de Alfabetização Científica: Indicador Científico, social, institucional e interação. Assim, propomos o seguinte problema: Como os espaços não-formais de Educação promovem as ações educativas visando a alfabetização científica do público visitante? A pesquisa é do tipo qualitativa e a abordagem se trata de um estudo de caso múltiplo (Yin,2005) a saber, o caso da equipe técnica dos Parque Municipal e Parque do Horto, na Cidade de Maceió que elaboram ações educativas como estratégia didática de divulgação científica, aplicado ao público visitante, realizados nos Parques ecológicos (lócus da pesquisa). Os sujeitos da pesquisa serão dois estagiários, de turnos diferentes, juntamente com uma coordenadora e o diretor dessas instituições, em que totalizam quatro sujeitos envolvidos no estudo. Como instrumentos de coleta de dados, serão utilizados a entrevista, elaborada a partir de um roteiro pré-definido e um questionário com perguntas abertas. Além disso, utilizaremos as seguintes fontes de evidências: documentos institucionais, registros em arquivos, entrevistas e artefatos físicos. Os resultados apontam que é possível encontrar a presença de alguns Indicadores de Alfabetização Científica (IAC) nas ações educativas realizadas nos parques ecológicos, pois a educação ambiental é uma das temáticas que estão inseridas nos debates nacional e internacional, por isso é urgente a alfabetização científica também nos espaços não-formais de Educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Externo à Instituição - LEONIR LORENZETTI - UFPR
Notícia cadastrada em: 23/10/2021 10:57
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/04/2024 20:57