PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISLAINE ALMEIDA OLIVEIRA NOGUEIRA

DISCENTE : CRISLAINE ALMEIDA OLIVEIRA NOGUEIRA
DATA : 25/11/2021
LOCAL: CEDU-UFAL

PARÂMETROS FILOSÓFICOS NO ENSINO MÉDIO: OS PROCESSOS DA FORMAÇÃO HUMANA, DA AUTONOMIA INTELECTUAL E DO PENSAMENTO CRÍTICO

Ensino de Filosofia; Ensino médio; Formação Humana; Autonomia intelectual; Pensamento crítico

A pesquisa será desenvolvida no Instituto Federal de Alagoas, no campus Murici, tem como público-alvo os professores de filosofia da educação básica do Ensino Médio Técnico Integrado. Observações realizadas durante o exercício da profissão indicam diversos graus de desmotivação dos alunos com relação a sua formação, as perspectivas com relação a seu futuro, tanto na vida profissional quanto social e aos interesses sobre os processos de aprendizagem oferecidos pela instituição. Dentre os indicadores do problema, encontram-se, o alto índice de evasão e reprovação, bem como de progressão. Objetiva-se analisar como a formação crítica e reflexiva dos alunos da educação básica de nível médio técnico integrado de uma escola pública da Rede Federal do Estado de Alagoas, tem sido propiciada pelos professores, de modo a contribuir no processo de construção da autonomia intelectual e pensamento crítico dos alunos. No contexto teórico são apontados: a BNCC, LDB, Paulo Freire, Marilena Chauí, Gelamo, Gallo. A pesquisa tomará como referência o ensino de filosofia, pensando em uma formação humana buscando discutir o pensamento crítico. A análise de dados partirá da correlação entre a teoria e a prática pedagógica sob a apreciação dos Projetos Políticos Pedagógicos do IFAL, além do planejamento específico dos educadores. Os resultados esperados são: diagnóstico sobre o desenvolvimento humano dos alunos e sobre a autonomia intelectual e pensamento crítico-reflexivo, partindo da visão professoral, tencionando a sua atuação social e profissional na sociedade em que esses alunos atuam.

Presidente - 059.237.388-64 - SILVIO ANCISAR SANCHES GAMBOA - UNICAMP
Interno - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Interno - 335.798.814-34 - JUNOT CORNÉLIO MATOS - UFPE
Interno - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA