PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÂNIO NUNES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÂNIO NUNES DOS SANTOS
DATA : 30/11/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO:

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO:  DISCURSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ÂMBITO DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER


PALAVRAS-CHAVES:

Política Nacional de Alfabetização. Programa Tempo de Aprender. Curso Práticas de Alfabetização. Formação de professores alfabetizadores


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Este trabalho discute o que dizem os professores alfabetizadores do Estado de Alagoas sobre o a participação no Curso Práticas de Alfabetização do Programa Tempo de Aprender que integra a Política Nacional de Alfabetização (PNA) , implantada pelo Decreto nº 9.765 de 11 de abril de 2019. Objetiva, portanto, compreender se a formação no âmbito do Programa Tempo de Aprender conduz os professores alfabetizadores a validarem os signos ideológicos que constituem a PNA e nela defendem o discurso de inovação, de evidências científicas e de eficácia no que tange o método fônico para a alfabetização das crianças brasileiras, a despeito dos saberes-fazeres construídos na experiência docente e na participação em programas de formação anteriores à PNA. Nessa esteira discursiva, busca-se relacionar políticas educacionais/de alfabetização e ideologia (signos ideológicos) e analisar a recepção da PNA pelos professores alfabetizadores, bem como identificar a avaliação que eles fazem do Curso Prática de Alfabetização para se investigar a relação (de mudança ou não) entre o conceito de alfabetização defendido pela PNA e o(s) que é(são) apresentado(s) por eles (os alfabetizadores que compõem o corpus de análise).  Constitui-se numa pesquisa do tipo Survey (BRYMAN, 1989) que se valeu de questionário online respondido por 2.454 professores alfabetizadores alagoanos, articulada ao grupo focal (GATTI, 2005), realizado com 5 desses professores, tendo, portanto, natureza quanti-qualitativa (SAMPIERI, COLLADO E LUCIO, 2013). A base teórica que sustenta a discussão é composta por autores como Chauí (2001), Faraco (2009), Volochínov (2017) que abordam ideologia e signo ideológico;  Ball (1994; 2001; 2002), Ball e Bowe (1992), Mainardes (2006; 2009), Mainardes e Marcondes (2009) que discutem política educacional pelo viés do Ciclo de Política de Ball; Soares (2004; 2006; 2016; 2020), Street (2014) que debatem alfabetização e letramento(s); Moraes (2013) que apresenta o conceito de literacia; Chartier (2000; 2007; 2010) que embasa a discussão sobre saberes-fazeres docentes. A análise dos dados empíricos, em andamento, pauta-se na técnica de análise de conteúdo em Bardin (2009), a partir da categorização emergente. O diálogo, ainda preliminar, com os dados vão indicando que, embora a PNA (2019) defenda o discurso de inovação, de evidências científicas e de eficácia do método fônico para alfabetizar num discurso ideológico de direita e neoliberal, os professores alfabetizadores, ainda que recebam e avaliem positivamente a proposta nela contida para a alfabetização das crianças brasileiras, reverberam em seus discursos sobre a prática os saberes-fazeres construídos na docência e advindos de formações anteriores tais como o Programa de Formação de professores Alfabetizadores (PROFA), o Pró-Letramento e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), de modo a não zerar o passado, tampouco apagar/silenciar o signo ideológico “letramento” da alfabetização brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Interna - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Interna - 2346585 - YANA LISS SOARES GOMES
Externa à Instituição - MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES MACEDO
Externa à Instituição - ELIANA SAMPAIO ROMÃO - UFS
Notícia cadastrada em: 28/10/2021 21:37
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 17:25