PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: PRISCILA GOMES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA GOMES DOS SANTOS
DATA : 16/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU
TÍTULO:

 

PSICAGOGIA E EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICO-PEDAGÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação.  Psicagogia. Pedagogia. Foucault.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

A educação, no sentido amplo, no Brasil vem passando por diversas mudanças ao longo da historiografia e, nos últimos cinco anos (2017-2021) essa profusão de mudanças vem gerando impactos significativos, cenarizando outras ideias pedagógicas, consequência de movimentos sociais e políticos de extremo conservadorismo. As mudanças sociopolíticas no Brasil vêm crescendo notadamente, essas mutações impactam o âmbito educacional. Alguns desses impactos geram profícuas discussões entre os pesquisadores em Educação. Essas reformulações, modificações põem na educação uma nova roupagem, uma nova configuração que está atrelada, apesar de enunciar o compromisso com a equidade e igualdade à educação, a um movimento expressivamente técnico, cuja consideração filosófica e pedagógica fica ignorado. Partindo de uma visão pós-estruturalista, o esboço epistemológico foucaultiano revela-se potente para investigar as relações no presente, no sentido de lançar considerações acerca do presente. Portanto, a problemática central dessa pesquisa é investigar no contexto político brasileiro, como a investigação filosófico-pedagógica pode contribuir para tecer considerações acerca do processo de escolarização brasileira e das modificações que estão tomando corpus na atualidade.  Autores como Foucault (1926-1984; 1988; 2002; 2008; 2013), Saviani (1973; 2013), Marshall (2008), Libâneo (2012), Veiga-Neto (2016) lançarão lentes conceituais para auxiliar essa investigação. Esta pesquisa configura-se como um estudo de análise bibliográfica, para isso os textos base serão os escritos de Michel Foucault. Entendendo o processo teórico e metodológico como ato vivo (LIMA et al., 2017, p. 49), processual e inacabado a metodologia dessa pesquisa foi adaptada insights de dois autores, Marshall (2008) e Maurer (2008) que utilizam algumas metodologias inspiradas em Michel Foucault. Partindo dessa analítica, podemos vislumbrar significativos retrocessos para as concepções pedagógicas, que apesar do discurso democrático, a educação esboça-se objetivamente desigual, elitista e, consequentemente, perigosa, pois negligencia os percursos da vida dos sujeitos, em detrimento de uma pseudo igualdade de oportunidades. É nesse sentido que a Filosofia da Educação auxilia a criar novos horizontes acerca dos cenários educativos, pedagógicos. Em vista disso, o que o conceito de Psicagogia pode nos provocar a vislumbrar? Então, abramos sempre brechas, fugas de novas analíticas, novos contextos sobre e para a educação, pois é poder mobilizador, criador.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Externa à Instituição - ROSEANE MARIA DE AMORIM - UFPB
Presidente - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Notícia cadastrada em: 29/11/2021 10:08
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