PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: NÁDSON ARAÚJO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NÁDSON ARAÚJO DOS SANTOS
DATA : 14/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU
TÍTULO:

PRÁTICAS DE LEITURA NA CULTURA DIGITAL SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS 


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas de leitura; Cultura digital; Multiletramentos; TDIC


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A pesquisa tem como objetivo geral analisar nas práticas de leitura como ocorrem os modos de ler de alunos na cultura digital sob a perspectiva dos multiletramentos. Mais especificamente, realizamos um estudo da influência da cultura digital nas práticas de leitura de alunos do 4º e 5º anos dos anos iniciais do ensino fundamental. A perspectiva teórica-metodológica adotada é baseada nos estudos dos Letramentos como práticas socioculturais, com ênfase em leitura, na pedagogia dos multiletramentos e na cultura digital. É uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa do tipo estudo misto de abordagem delineamento convergente, realizada numa escola pública municipal de Coruripe-AL. Para compor nosso corpus de pesquisa, os dados foram gerados em duas etapas: a aplicação de um questionário online com a participação de 140 (cento e quarenta) alunos; e entrevistas semiestruturadas com cinco deles. Para a construção dos dispositivos de análise, baseamo-nos na Análise Textual Discursiva. A pesquisa evidenciou que, embora os sujeitos alunos dos anos iniciais estejam socialmente imersos na cultura digital, as práticas de leitura realizadas na escola são predominantemente empreendidas na cultura do texto impresso, em que são utilizados livros didáticos e outros materiais impressos, tais como: os paradidáticos; e módulos apostilados para as atividades de leitura. Em contrapartida, a discussão dos resultados revela que para além da sala de aula, sobretudo, nas suas residências, os alunos priorizam práticas de leitura de textos multiletrados materializados em suportes digitais, entres eles: os celulares; smartfones; e notebooks. Dessa maneira, a pesquisa indica que os sujeitos partícipes agenciam seus modos de ler por meio da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), interagindo, por meio delas, com textos multimodais. Para problematizar essa questão, trazemos a reflexão as práticas de leitura sob a perspectiva da pedagogia dos multiletramentos que é culturalmente sensível e comprometida com o desenvolvimento da aprendizagem de leitura dos alunos para além da fluência. Para pesquisas futuras, sugerimos a necessidade da ampla problematização do fazer a pedagogia dos multiletramentos em contextos escolares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Interno - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interna - 1349860 - MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE
Externo à Instituição - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - ÚRSULA CUNHA ANECLETO - UEFS
Notícia cadastrada em: 05/01/2022 13:33
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 18:58