PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: JAELITON FRANCISCO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAELITON FRANCISCO DA SILVA
DATA : 25/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU
TÍTULO:

FILOSOFIA “PARA”/“COM” CRIANÇAS: diálogos com Matthew Lipman e Walter Kohan

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Experiência de pensamentos. Filosofia com Crianças. Filosofia para crianças.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

Este trabalho consiste em uma pesquisa de cunho teórico de natureza bibliográfica e um estudo comparativo para refletir sobre a relação entre Educação, Filosofia e infâncias/crianças, pensadas por Matthew Lipman e Walter Kohan. A pesquisa se iniciou com o pressuposto de que pensar essa relação não é só possível, mas também necessário, tendo em vista as contribuições que esses três eixos podem oferecer para o desenvolvimento de uma educação reflexiva desde os primeiros anos escolares, bem como em possibilitar a iniciação à reflexão filosófica de crianças por meio da experiência de pensamentos. Trata-se de uma pesquisa que não visa encerrar nossas inquietações acerca da possibilidade da presença da filosofia na escola pública de ensino fundamental, mas sim em demonstrar aberturas para outras investigações que ao longo do texto são anunciadas. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa foi: analisar os contributos de Mattew Lipman e Walter Kohan para pensar a relação Educação/Filosofia/Infâncias/Crianças e a aproximação da filosofia às crianças em escolas públicas de ensino fundamental. A pesquisa buscou, também, responder aos seguintes questionamentos: quais as contribuições de Matthew Lipman e Walter Kohan para pensar a relação educação/filosofia/infâncias/crianças? quais diálogos acerca da filosofia e infância pensadas a partir desses filósofos podem ser descritos; e como essas perspectivas vêm sendo desenvolvidas e/ou pensadas no contexto alagoano? Evidenciou-se, com o término desta primeira etapa de pesquisa na pós-graduação, dentre tantos outros momentos dos nossos questionamentos sobre a presença da filosofia na escola de ensino fundamental que, mais que possível, o encontro entre filosofia e as crianças é necessário, tendo em vista as importantes contribuições que a filosofia pode oferecer para as crianças, para que elas não percam o espírito investigativo, a curiosidade e a vontade de perguntar, que são próprios da sua existência, assim como também foi evidenciado que a filosofia na escola de ensino fundamental possibilita que as crianças participem de práticas reflexivas e vivências de experiências de pensamentos.   


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 335.798.814-34 - JUNOT CORNÉLIO MATOS - UFPE
Externa à Instituição - MARIA REILTA DANTAS CIRINO - UFRN
Interno - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Notícia cadastrada em: 05/01/2022 16:16
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/04/2024 18:53