PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: TÁSSIO JOSÉ DA COSTA PAIVA

DISCENTE : TÁSSIO JOSÉ DA COSTA PAIVA
DATA : 10/02/2022
LOCAL: Cedu

Reconhecimento de saberes no contexto da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência narrada pelos sujeitos-egressos

Reconhecimento de saberes. Nova EJA. Sujeitos-egressos.

Este trabalho tem como objetivo conhecer se a Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS), adotada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi/DN), realizada por meio do Departamento Regional de Alagoas (Sesi/AL), nos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), considera ou não os saberes dos educandos para a sua formação, advindos das experiências dentrofora da escola. Tem como lócus uma turma de 2019, instalada dentro de uma indústria, situada em Maceió, problematiza: até que ponto os saberes dos sujeitos-industriários-egressos foram valorizados e reconhecidos na MRS, no processo de formação na EJA – anos iniciais?  Sujeitos esses caracterizados como praticantespensantes e heróis anônimos, entendendo que todos trazem construções históricas e sociais.  Metodologicamente é uma  pesquisa  qualitativa em uma perspectiva de estudo de caso, que vem utilizando procedimentos e técnicas como análise documental, sessões conversa  e entrevista em história de vida. O estudo vem mostrando pelas vozes dos egressos, prioritariamente, o desejo pelo domínio da leitura e escrita, associado a um sentimento de culpabilização pela falta de acesso e/ou interrupção dos estudos em “idade própria”, que impactam na articulação dos saberes existentes dentrofora do ambiente escolar.

Presidente - 3246943 - MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS
Externo à Instituição - PAULO MANUEL TEIXEIRA MARINHO - UNIPORTO
Interna - 2217140 - VALÉRIA CAMPOS CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 08/02/2022 09:02