PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: JENEKÉSIA LINS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JENEKÉSIA LINS DA SILVA
DATA : 30/03/2022
LOCAL: sala Google Meet

APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE FÍSICA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA

Ensino de Física, Cibercultura, Interação, Aprendizagem Colaborativa, Ensino Médio.

Este estudo investiga a utilização da plataforma GoConqr nas aulas de Física, o qual propicia ao aluno um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para socialização do conhecimento na perspectiva de uma aprendizagem colaborativa no contexto educacional ubíquo. Buscamos responder o seguinte questionamento: quais as contribuições do uso da plataforma GoConqr no processo de construção de aprendizagem em Física numa perspectiva de contexto educacional ubíquo e cibercultura com ênfase na aprendizagem colaborativa? O objetivo geral foi investigar quais as contribuições do uso da plataforma GoConqr no processo de aprendizagem em Física numa perspectiva de contexto educacional ubíquo com ênfase na aprendizagem na cibercultura, interação e aprendizagem colaborativa e, como objetivos específicos foram, caracterizar a plataforma GoConqr para o ensino de Física; esclarecer as possibilidades da plataforma GoConqr para o processo de ensino e aprendizagem em Física; descrever o desenvolvimento de um ambiente educacional interativo a partir da plataforma GoConqrpara o ensino de Física; investigar como acontece a formação da aprendizagem em Física a partir da interação na plataforma GoConqr. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem intervenção pedagógica, ao qual propicia ao pesquisador e informante uma experiência com pesquisas de campo que possibilita uma articulação entre teoria e prática, sujeitos e objetos que possibilita em resolver questões que refere-se a problemas sociais. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Saturnino de Souza no município de Matriz de Camaragibe-AL, e oferta as modalidades de Ensino fundamental II e Ensino Médio. Os sujeitos envolvidos foram 60 (sessenta) alunos do Ensino Médio que desejavam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que tinham acesso à internet, celular, computador ou tablets que suporte a plataforma. Os sujeitos envolvidos apresentaram resultados positivos a partir da inserção das TDIC nas aulas de Física. Os dados coletados foram coletados por meio de questionário para alunos. As análises dos dados foram feitas em quadros descritivos, a partir das categorias: interação online, o uso da plataforma GoConqr no processo de aprendizagem, aprendizagem em Física, aprendizagem colaborativa no processo de aprendizagem em Física. Como resultados deste estudo,o uso da plataforma GoConqrpara o processo de aprendizagem tornou-se dinâmico e eficaz através das explorações de conteúdo, possibilitando uma aprendizagem colaborativa através da interação no contexto educacional ubíquo.

Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Externa à Instituição - DIVANÍZIA DO NASCIMENTO SOUZA - UFS