PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: LIDIANNE MÉRCIA BARBOSA MALTA ROCHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIDIANNE MÉRCIA BARBOSA MALTA ROCHA
DATA : 29/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU a distância
TÍTULO:

AS HUMANIDADES DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FRENTE À PESQUISA BRASILEIRA E AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PERÍODO LETIVO EXCEPCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS


PALAVRAS-CHAVES:

 

Palavras-chave: Humanidades Digitais. Educação. Pesquisa. Processo de ensino-aprendizagem.


PÁGINAS: 241
RESUMO:

Esta tese versa sobre a contextualização das Humanidades Digitais na Educação em âmbito nacional, tendo em vista que nessa conjectura, as Humanidades Digitais apresentam tímida produção científica nas pesquisas e, podem contribuir para a formação nos espaços educativos, principalmente os não presenciais, potencializando os processos de ensinoaprendizagem mediados pelas TD e, em partcular, o desenvolvido no Período Letivo Excepcional (PLE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Com base investigativa alicerçada na pesquisa qualitativa, o interesse deste estudo centrou-se na seguinte questão: quais as perspectivas das Humanidades Digitais no contexto da Educação em relação à pesquisa brasileira, no que se refere às produções nacionais e, ao processo de ensinoaprendizagem proposto no PLE ofertado pela UFAL? De acordo com a provocação da pesquisa, este estudo, de cunho qualitativo, tipo descritivo e exploratório, de abordagem dialética, fundamentou-se em achados teórico-metodológicos, cujo objetivo geral foi: analisar o cenário das Humanidades Digitais no contexto da Educação mediada pelas tecnologias, frente à pesquisa brasileira, no que se refere às produções nacionais e, ao processo de ensino-aprendizagem atual proposto no PLE ofertado pela UFAL. O procedimento metodológico, documental e experiencial, coletou os dados por meio de três técnicas (com suas respectivas fontes de dados), a saber: a) revisão bibliográfica sistemática integrativa (nas produções científicas de bases e plataformas científicas); b) pesquisa documental sistemática (nos documentos empíricos de diretórios, plataformas e repositórios, junto aos vídeos no sítio do youtube) e; c) observação direta (os sujeitos foram os professores que ministraram disciplinas na graduação durante o PLE). As bases científicas foram: BVS, google scholar, Periódicos da Capes e scielo Brasil. As plataformas empíricas foram: Instituto Conex, Fapeal e Diretório de Periódicos Nacionais em Educação. Já os docentes participantes são de várias graduações, nas três áreas do conhecimento: Exatas, Humanas e Saúde. O cenário da pesquisa foi a internet e as coletas de dados foram instrumentalizadas por formulários online construídos na plataforma google forms. Durante o estudo, os resultados alcançados decorreram dos dados de: 44 artigos científicos, 12 resumos empíricos, 11 vídeos e as respostas de 30 professores que atuaram em 17 graduações no PLE/UFAL em 2020. Os dados levantados foram analisados em quatro categorias e, a partir da análise desenvolvida, os resultados obtidos sobre as Humanidades Digitais na Educação mostraram primeiro, que as publicações científicas e empíricas no âmbito nacional são tímidas, indicando que o tema é pouco explorado e, portanto, necessita de mais investigações em seu entorno. Ainda, observou-se no locus deste estudo indícios de que as Humanidades Digitais podem, através do suporte tecnológico disponibilizado pelas TD, contribuir para a formação em espaços educativos, potencializando os processos de ensino-aprendizagem com vistas à mediação docente, à construção do conhecimento e à aprendizagem autônoma do aluno. Constata-se que a tese foi confirmada, visto que as Humanidades Digitais têm suas perspectivas contextualizadas na Educação, considerando nesse cenário o amparo tecnológico disponível e a participação efetiva dos sujeitos envolvidos nos procedimentos pedagógicos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3288419 - CLEIDE JANE DE SA ARAUJO COSTA
Interno - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Externa ao Programa - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
Externa à Instituição - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - UFPE
Externa à Instituição - ROSÁRIA ILGENFRITZ SPEROTTO - UFPel
Notícia cadastrada em: 04/04/2022 12:18
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