PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: MARCOS LEANDRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS LEANDRO DA SILVA
DATA : 01/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Educação (de forma remota)
TÍTULO:

Práticas Educativas realizadas por profissionais de Centros de Atenção Psicossocial de
Álcool e Drogas (CAPS AD) de Alagoas


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas educativas; Práticas Discursivas; Redução de Danos; Rodas de conversa online. 


PÁGINAS: 240
RESUMO:

Os Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) são equipamentos de saúde mental da Política Pública de Redução de Danos (RD). Essa política pública visa atender usuários de drogas que almejam ou não a abstinência de álcool ou outras drogas. Considerando essa situação, o profissional de saúde mental atua por meio de práticas educativas que buscam contribuir para o tratamento dos usuários de drogas com ações de redução de danos. Nesse ensejo, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar os conceitos, formas e as interferências das práticas educativas nas ações de redução de danos na atuação dos profissionais do CAPS AD e no tratamento dos usuários de drogas. O problema da nossa tese foi: como os conceitos, as formas e as interferências das práticas educativas nas ações de redução de danos para os profissionais dos CAPS AD interferem na atuação dos profissionais e no tratamento dos usuários de drogas? Defendemos a tese de que o profissional da saúde que atua no CAPS AD adquire competências que o possibilitam trabalhar com a redução de danos na perspectiva das práticas educativas. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, desenvolvida com os profissionais de três CAPS AD de Alagoas que trabalham com ações de RD. Para alcançar o objetivo, o pesquisador realizou uma roda de conversa on-line pelo Google Meet, e participou de um grupo de WhatsApp. A quantidade de participantes deste estudo foi de onze profissionais, de nível médio e superior. A pesquisa teve aprovação no comitê de ética sob o Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) de nº 39254620.7.0000.5013. O referencial teóricometodológico adotado foi o das Práticas Discursivas (SPINK, 2013) com foco no conceito Repertórios Linguísticos. Os resultados mostraram que o vínculo afetivo foi tido como a principal interferência das práticas educativas nas atuações dos profissionais da saúde mental. Concluímos que as práticas educativas para os profissionais do CAPS AD não são um conceito teórico, mas prático, e que está imbricado a seu cotidiano de trabalho através da transmissão de informação e orientação, realização de atividades em grupo, apresentações de vídeos e slides. Essas práticas educativas interferem na atuação e tratamento dos usuários de drogas por meio da psicoeducação e construção de vínculo afetivo entre os profissionais e os usuários. E esse processo de criação de vínculo favoreceram o ensino e a aprendizagem nas ações/práticas de RD que esses profissionais realizam com os usuários de drogas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
Interno - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Interna - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Externa à Instituição - ANDREA KARLA FERREIRA NUNES - Tiradentes
Externo à Instituição - MÁRIO HENRIQUE DA MATA MARTINS - PUC - SP
Externa à Instituição - VANDA LÚCIA VITORIANO DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 25/04/2022 17:16
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 16:22