PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de DEFESA: CRISLAINE ALMEIDA OLIVEIRA NOGUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISLAINE ALMEIDA OLIVEIRA NOGUEIRA
DATA : 19/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: CEDU
TÍTULO:

PENSAMENTO CRÍTICO, AUTONOMIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO HUMANA:  FACETAS FILOSÓFICO-PEDAGÓGICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL)


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Humana; Ética, Autonomia intelectual; Pensamento crítico


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta pesquisa buscou compreender como a formação crítica dos alunos tem sido propiciada pela proposta institucional e pelos professores da educação básica de nível médio técnico, integrado de uma escola pública da Rede Federal do Estado de Alagoas.  A pesquisa buscou responder à pergunta síntese, que se refere ao problema da pesquisa: Quais e como se tecem as propostas institucionais, estratégias e práticas pedagógicas dos professores da educação básica de nível Médio Técnico Integrado de uma escola pública da Rede Federal do Estado de Alagoas, em relação à construção do pensamento crítico dos alunos? A inquietação, que ocorreu durante a experiência profissional no desenvolvimento da função de orientação pedagógica no Instituto Federal de Alagoas, fez despertar o interesse pela realização desta pesquisa, por perceber nos alunos diversos graus de desmotivação com relação a sua formação e perspectivas com o futuro, tanto na perspectiva de um objetivo profissional, quanto social e aos interesses sobre os processos de aprendizagem oferecidos pela instituição. Trata-se de um estudo de caso cujo público-alvo foram dois professores de filosofia que lecionam no campus de investigação. A análise de dados, de natureza qualitativa, utilizou-se das técnicas de coleta documental, como análise do PPPI e dos planejamentos docentes, bem como a realização de entrevistas com os professores de filosofia. O aporte teórico teceu pela Teoria Crítica (com os frankfurtianos Theodor Adorno e Max Horkheimer), a pedagogia crítico-dialética e emancipatória (com Dermeval Saviani e Paulo Freire). A partir das falas dos sujeitos e das análises de dados foi possível encontrar como resultados que levantaram o diagnóstico sobre o desenvolvimento humano dos alunos e sobre a autonomia intelectual e pensamento crítico, partindo da visão professoral.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCELO DONIZETE DA SILVA - UFOP
Presidente - 059.237.388-64 - SILVIO ANCISAR SANCHES GAMBOA - UNICAMP
Interno - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Notícia cadastrada em: 29/04/2022 10:46
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