Ensino da implementação do método por tentativas discretas por meio de videomodelação
Análise do Comportamento Aplicada; Ensino por Tentativas Discretas; Transtorno do Espectro Autista
A intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) tem sido a mais recomendada para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Uma de suas características consiste na utilização de práticas baseadas em evidência (PBE). O Ensino por Tentativas Discretas (DTT) é uma PBE bastante utilizada em intervenções baseadas na ABA para ensinar diversas habilidades para crianças com TEA. No DTT, cada tentativa é composta de: estímulo antecedente, dicas, resposta, consequência e intervalo entre tentativas. Por ser uma PBE utilizada para ensinar uma ampla variedade de habilidades, é importante ensinar profissionais que trabalham com crianças com TEA a implementar este método. O objetivo deste trabalho é ensinar profissionais de apoio, que trabalham com crianças com TEA, a aplicarem o DTT por meio de videomodelação. Para isso, dois estudos estão sendo conduzidos, sendo que o primeiro consistiu de uma revisão sistemática de literatura acerca do ensino da implementação do DTT para diversos públicos. Foram encontrados nove estudos que ensinaram a implementação do DTT, sendo que o Behavioral Skills Training (BST) foi o método mais utilizado. O segundo estudo está em andamento e consiste na produção e na confecção de um vídeo para o ensino do DTT. Até o momento, foi conduzida uma análise de tarefas que identificou 10 passos para a implementação do DTT.