POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL PARA O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE ALAGOAS: uma análise em municípios da região metropolitana de Maceió.
Política Educacional. Educação em Tempo Integral. Ensino Médio.
A pesquisa teve como objetivo geral investigar a política de Educação em tempo integral para o ensino médio no estado de Alagoas, tendo como objetivos específicos, a) analisar a concepção da política educacional para o ensino médio em tempo integral no estado de Alagoas; conhecer as atividades e os currículos que são propostos aos estudantes do ensino médio em escolas de tempo integral de Alagoas; e identificar os desafios que são vivenciados para o desenvolvimento da educação em tempo integral para o ensino médio em escolas públicas no estado de Alagoas. A metodologia desenvolveu-se através da abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa de campo exploratória. O método da pesquisa foi o estudo de caso em escolas estaduais de Alagoas. Os sujeitos da pesquisa foram a equipe gestora (diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos), professores, funcionários e estudantes técnicos da secretaria que fazem parte do setor de educação em tempo integral da rede pública estadual de Alagoas, assim como o (a) secretário(a) de educação do estado. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, o grupo focal e as observações. Utilizou-se a Análise do Conteúdo como uma estratégia metodológica para tratamento dos dados. As categorias de análises foram Política Educacional, Educação em Tempo Integral, Ensino Médio.