PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX VIEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEX VIEIRA DA SILVA
DATA : 13/06/2022
LOCAL: Remota

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL PARA O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE ALAGOAS: uma análise em municípios da região metropolitana de Maceió.

Política Educacional. Educação em Tempo Integral. Ensino Médio.

A pesquisa teve como objetivo geral investigar a política de Educação em tempo integral para o ensino médio no estado de Alagoas, tendo como objetivos específicos, a) analisar a concepção da política educacional para o ensino médio em tempo integral no estado de Alagoas; conhecer as atividades e os currículos que são propostos aos estudantes do ensino médio em escolas de tempo integral de Alagoas; e identificar os desafios que são vivenciados para o desenvolvimento da educação em tempo integral para o ensino médio em escolas públicas no estado de Alagoas. A metodologia desenvolveu-se através da abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa de campo exploratória. O método da pesquisa foi o estudo de caso em escolas estaduais de Alagoas. Os sujeitos da pesquisa foram a equipe gestora (diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos), professores, funcionários e estudantes técnicos da secretaria que fazem parte do setor de educação em tempo integral da rede pública estadual de Alagoas, assim como o (a) secretário(a) de educação do estado. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, o grupo focal e as observações. Utilizou-se a Análise do Conteúdo como uma estratégia metodológica para tratamento dos dados. As categorias de análises foram Política Educacional, Educação em Tempo Integral, Ensino Médio.

Presidente - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Interna - 269.196.304-78 - MARIA DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE - UFAL
Interna - 1646580 - ROSEMEIRE REIS DA SILVA
Externa à Instituição - MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES