A efetividade dos sistemas educacionais: estudo comparado entre Brasil e Finlândia.
Propósitos da educação. Efetividade dos sistemas educacionais. Trabalho docente. Formação de professores. Valorização profissional.
A presente tese de doutorado tem como objeto de estudo o sistema educacional, visando à compreensão da relação mútua, da inter-relação, entre trabalho docente e a efetividade dos Sistemas Nacionais de Educação do Brasil e da Finlândia. Partindo do pressuposto de que o desempenho dos professores, por estar relacionado à atividade-fim, tem relação direta com a efetividade dos sistemas de educação, este trabalho analisa essa pressuposição por meio de um estudo comparado, com recorte temporal de 1970-2020, nas perspectivas de Moraes (2020); Nóvoa (2017); Carvalho (2014); Rezende, Isobe e Moreira (2013); Olmos e Torres (2012); Lourenço Filho (2004); Bonitatibus (1989); entre outros educadores comparativistas. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa; método comparativo; coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica, documental, questionário eletrônico, direcionados para gestores (coordenadores) de cursos de formação docente dos dois países e observações in loco, na Finlândia. A técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) foi utilizada para o tratamento dos dados, com processamento, cruzamento e tabulação por meios eletrônicos, via softwares MAXQDA, da VERBI GmbH, e EXCELL, da Microsoft. O marco teórico para a fundamentação do estudo é a Sociologia da Educação, a partir, prioritariamente, da vertente teórico-metodológica marxista, em Marx e Engels (2011; 2008; 2005; 1998; 1996; 1982), além de Freire (2018); Saviani (2018a; 2018b); Vázquez (2011); Mészáros (2008); Marini (2005); e outros autores de tradição marxista. Entretanto, por se tratar de estudo comparativo, optou-se também pela apropriação e utilização da vertente teórico-metodológica funcionalista, em Durkheim (2011; 2004; 2000; 1999); Parsons (1999) e outros autores que seguem ou que foram influenciados pela mesma perspectiva teórica. Em análise preliminar, duas constatações podem ser destacadas: a) na perspectiva funcionalista ou estrutural-funcionalista da educação, na busca pela manutenção da ordem social vigente, os gestores da educação brasileira podem ter no sistema educacional finlandês uma referência de estudo e aprendizagem sobre gestão educacional e avaliação de políticas públicas; b) na perspectiva marxista, fundada na Teoria Social Crítica e na Teoria Marxista da Dependência, a transformação da ordem funcional capitalista para uma ordem social fundada na emancipação humana e no trabalho associado continua sendo um ideal a ser conquistado e um caminho a ser percorrido, com vistas à ruptura da sociabilidade exploratória do trabalho docente, tanto no Brasil quanto na Finlândia; entretanto, a proteção contra a mercantilização e o assédio privatista no campo educacional finlandês é um passo muito importante na efetivação de uma educação com abordagem transformadora.