PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTUR ALEXANDRE DE MENDONCA LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARTUR ALEXANDRE DE MENDONCA LEITE
DATA : 09/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU
TÍTULO:

ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (2014 – 2019)


PALAVRAS-CHAVES:

Relações étnico-raciais. Currículo. Materialismo histórico-dialético. Educação. Universidade Federal de Alagoas


PÁGINAS: 56
RESUMO:

No Brasil, é obrigatório o ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena no âmbito de todo currículo escolar, nas escolas públicas e privadas do país, em todos os níveis e modalidades de ensino. Existe a expectativa de que as instituições de ensino superior incluam tais temáticas em seus cursos de licenciatura e apresentem um olhar crítico sobre elas. O presente trabalho busca identificar as perspectivas teórico-metodológicas utilizadas no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na abordagem das relações étnico-raciais no período entre 2014 e 2019. Para isso, o fundamento teórico desta pesquisa está inscrito no campo do materialismo histórico-dialético, pois a história é compreendida como produto da ação humana e a realidade material como produtora e produto das condições materiais de existência. Nesse âmbito, foi utilizado como referencial teórico os escritos de Gramsci (2001), Marx e Engels (2009), Apple (2006), Silva (2005), dentre outros. Interessa-nos apreender quais espaços, teorias, correntes historiográficas, estratégias metodológicas e recursos didáticos, são selecionados ou descartados na abordagem das relações étnico-raciais. Dito isto, compreendemos que as categorias teóricas ideologia, hegemonia e currículo são essenciais para este trabalho, pois ocultam e revelam dinâmicas de dominação/resistência; emancipação/alienação; manutenção/transformação. Para o marxismo, a educação está inserida no modo de produção da vida material, o que a condiciona à lógica capitalista, contribuindo para a reprodução das contradições que sustentam esse modelo de sociedade. Por conseguinte, as discussões em torno da educação nessa sociedade possibilitam a crítica ao ensino na sociedade burguesa. Quanto à metodologia esta é uma pesquisa qualitativa que busca explicar o fenômeno educativo. Ela também é uma pesquisa documental porque os dados utilizados foram coletados em documentos diversos. Por fim, também lança mão do estudo de caso único, pois parte de suas fontes se dão no recorte da experiência em uma disciplina ministrada no curso em questão no semestre 2019.1, acompanhada pelo pesquisador na atividade de estágio supervisionado


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1032617 - JAILTON DE SOUZA LIRA
Interna - 1030327 - LANA LISIER DE LIMA PALMEIRA
Externa à Instituição - NANCI HELENA REBOUCAS FRANCO - UFBA
Notícia cadastrada em: 23/05/2022 15:25
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