AS ATRIBUIÇÕES DO GESTOR ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE JEQUIÁ DA PRAIA – AL
Gestão Democrática. Gestão Gerencial. Atribuições do Gestor Escolar.
Este estudo tem como objeto de pesquisa as atribuições do gestor escolar nas escolas públicas da rede municipal de Jequiá da Praia – no estado de Alagoas. O estudo teve por objetivo geral investigar as atribuições do gestor escolar no município de Jequiá da Praia, no estado de Alagoas, no período de 2021 a 2022, e os objetivos específicos foram: a) dialogar sobre as formas de provimento do gestor escolar e suas repercussões na política educacional; b) perceber o papel dos gestores das escolas públicas do município de Jequiá da Praia, no estado de Alagoas e; c) analisar o papel da Secretaria Municipal de Educação no processo de orientação no trabalho de gestores escolares de Jequiá da Praia, no estado de Alagoas. A metodologia foi caracterizada por meio da natureza qualitativa, com abordagem exploratória, e o estudo de caso, como técnica de pesquisa. O instrumento para coleta de dados foi por meio da aplicação de questionários semiestruturados (com perguntas abertas e fechadas), e para analisar os dados colhidos e pesquisados será feito Análise de Conteúdo. Até o presente momento da pesquisa, os resultados obtidos destacam que na década de 1980, com a redemocratização do país, a concepção de gestão democrática na escola entra em vigor, visto que ela estava ligada aos novos padrões de sociedade e que se encaixava nos aspectos estruturais e sociais da educação. Na década de 1990, com os ideais neoliberais e com a crise econômica nos países ocidentais advindas da década de 1980, configura-se a gestão gerencial. As duas últimas concepções são as que estão presentes nos contextos escolares, e isso ocasiona a contradições nas orientações da gestão escolar, pois de um lado, há as orientações da gestão escolar democrática que busca, a partir da participação e da coletividade, a construção de um espaço dinâmico e democrático; do outro, a gestão gerencial, advinda das políticas educacionais que prezam pela eficiência nas execuções das funções e organiza o funcionamento da instituição, mediante a lógica do mercado.