PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS
DATA : 30/06/2022
HORA: 15:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

 

 

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS: O DIREITO DE APRENDER DENTRO DO TERRITÓRIO XUKURU-KARIRI.

 


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Políticas Educacionais; Educação Escolar Indígena; Descolonização do saber; Povos Indígenas; Interculturalidade.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Esta pesquisa objetivou analisar as Políticas Públicas Educacionais no contexto Escolar do território do povo indígena Xukuru-Kariri na Serra do Amaro, localizada na cidade de Palmeira dos Índios/AL. Para tanto, foi necessário conhecer às políticas públicas de Educação Escolar Indígena na Escola Estadual Balbino Ferreira; identificar a intencionalidade das políticas públicas educativas no Projeto Político Pedagógico, nos conteúdos dos livros didáticos e na práxis em sala de aula do/a professor/a e diagnosticar como essas políticas tem efetivado uma proposta de educação diferenciada no território da Serra do Amaro. Este estudo orientou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa e ancorou-se nos pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Tratou-se de um estudo de caso em que adotou-se uma postura etnográfica de pesquisa, na intenção de valorizar a escuta, as observações e o respeito às práticas socioculturais. A pesquisa foi desenvolvida com povo Xukuru-Kariri que habita o território da Serra do Amaro no município de Palmeira dos Índios/AL, região do agreste alagoano, conhecida como a Princesa do Sertão, por se localizar na faixa de transição entre o agreste e o sertão a cerca de 135,6 km da capital Maceió. Os resultados apontaram que ao analisar as políticas públicas educacionais da Educação Escolar Indígena faz-se necessário entender as estratégias e ações que promovam o reconhecimento das diferenças sendo pensada a partir dos diversos atores sociais e principalmente por lideranças e professores/as indígenas. Portanto, os processos de Educação Escolar Indígena entrelaçam-se numa interculturalidade e direcionam para uma pedagogia de encontros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1321168 - INALDA MARIA DOS SANTOS
Interna - 1646587 - EDNA CRISTINA DO PRADO
Interno - 1259499 - GIVANILDO DA SILVA
Externo à Instituição - JOÃO PAULINO DA SILVA NETO - UFRR
Externo à Instituição - EDSON HELY SILVA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 02/06/2022 16:14
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 28/04/2024 21:23