PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEYLA MARIA RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHEYLA MARIA RODRIGUES DA SILVA
DATA : 07/07/2022
LOCAL: Banca Remota

POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE GESTORES/PROFESSORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MESSIAS-AL

Educação Antirracista. Educação em Direitos Humanos. Práticas Pedagógicas.

O presente estudo objetivou analisar a existência ou não de postulados em prol de uma Educação Antirracista na Instituição de Educação Infantil Manoel Serapião Calheiros, no município de Messias, tendo como base tanto o que fora coligido in loco durante o período da pesquisa de campo, como também as legislações que regulamentam as relações étnico-raciais na educação básica, a saber: a Lei 10.639/2003, As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino da Cultura Afro-brasileira e Africana. Adotando-se como opção teórico-metodológica a abordagem  de natureza qualitativa, esta pesquisa se configura como um estudo de caso, em que se realizou uma interligação dos elementos que são tratados como de cunho obrigatório nos marcos legais, observando se isso é replicado nos documentos oficiais de uma escola de educação infantil, bem como se o que está posto nos documentos oficiais da própria escola representa uma prática efetiva no desenrolar das suas atividades, elegendo-se, para a análise dos dados encontrados, a Análise de Conteúdo de Bardin (2016).

Presidente - 1030327 - LANA LISIER DE LIMA PALMEIRA
Interna - 1646587 - EDNA CRISTINA DO PRADO
Externo à Instituição - ADRUALDO DE LIMA CATAO - CESMAC
Notícia cadastrada em: 07/06/2022 12:52