CIÊNCIA POR MEIO DA CULTURA OTAKU: UMA ANÁLISE DA CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO EM ANIMES
Otaku. Anime. Circulação do conhecimento científico.
Na atualidade, a difusão da cultura pop japonesa no planeta é intensa e alcança um público grande desde a década de 1980, que se autodenomina otaku, diverso e multicultural, que interage e convive, em grande parte virtualmente, tendo como instrumentos de mediação os animes e produtos derivados destes, como vestimentas, jogos e mangás. Observamos a crescente desse público mundial, de diversas faixas etárias, bem como acompanhamos preliminarmente os próprios enredos dos animes e buscamos na literatura trabalhos que reconheçam e legitimidade desses produtos culturais audiovisuais nos processos comunicativos, na formação de grupos sociais, com identidade própria, entrelaçada com as diversas culturas. A partir desse olhar para o conteúdo dos animes e os sujeitos que os consomem e dos estudos sobre o acesso dos diversos sujeitos ao conhecimento das ciências, que segue a perspectiva da Enculturação Científica, construímos uma asserção inicial de que através desses produtos e das interações a partir deles, é possível comunicar ciência e permitir a construção conceitual, a noção da investigação cientifica, da ciência e tecnologia, a postura responsável e tomada de decisão. O objetivo do estudo foi identificar e caracterizar conteúdo compatível coma a popularização da ciência no conteúdo de animes. Defendemos que há um processo de enculturação científica e circulação intercoletiva do conhecimento científico nos grupos otaku, que consomem os animes, que tem potencial para a popularização da ciência e para a educação científica formal, não-formal e informal, mas que esse processo carece de reflexões e organização de um arcabouço teórico-metodológico, para que esses produtos sejam utilizados na difusão do conhecimento científico. Para tanto foi organizada uma estrutura metodológica de abordagem mista, de objetivo descritivo, para ingressar no universo cultural otaku e levantar elementos desse universo, confrontando os produtos consumidos e a interação a partir desse conteúdo. Foi realizado um estudo do conteúdo de seis animes, sendo três de ampla divulgação nas últimas duas décadas e três de divulgação mais recente, porém com nítida proposta de discussão de conteúdo científico. Foram acompanhados os episódios, capturado o conteúdo científico e submetidos à análise de conteúdo. Como principais resultados, sumarizamos a presença e abordagem elementos da natureza da ciência, como a representação de cientistas e da investigação científica, de modos peculiares e abrangendo diferentes direcionamentos, bem como a apresentação de conceitos e referências a conceitos científicos, com menções, explicações e associação entre atividade verbal e imagens, além de elementos da pseudociência. Ambos os resultados dialogam com a perspectiva da circulação intercoletiva do conhecimento entre sujeitos cientistas e não cientistas, que constituem a sociedade e se aproxima das discussões do referencial de Ludwick Fleck, adotado para a interpretação dos dados.