PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAÍSSA MATOS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAÍSSA MATOS FERREIRA
DATA : 21/06/2022
LOCAL: meet.google.com/zbr-rqqs-yrk

A temática deficiência intelectual nos cursos de licenciatura em Educação Especial brasileiros

Deficiência Intelectual. Formação Inicial. Educação Especial.

Este estudo aborda o trato dado à temática deficiência intelectual na formação inicial em Educação Especial, e subsidia-se no Materialismo Histórico-Dialético (MHD) e na Psicologia Sócio-Histórica (PSH). Tem como objetivo analisar a formação inicial em Educação Especial, levando em conta o processo de escolarização de estudantes com deficiência intelectual em consonância com a perspectiva da Educação Inclusiva, e em específicos: analisar como os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) abordam o contexto da criação do curso, objetivos, perfil do egresso, competências e habilidades; analisar as proposições curriculares relacionadas à prática curricular e de estágio voltadas para a temática deficiência intelectual nos cursos de licenciatura em Educação Especial; apreender as significações de coordenadores de cursos de licenciatura em Educação Especial acerca do processo formativo voltado para atuação no processo de escolarização de estudantes com deficiência intelectual. Em relação à produção de dados iniciais, utilizamos como corpus analítico 11 PPC. A análise de dados iniciais deu-se a partir da análise temática (MINAYO et al., 2001), e a interpretação através de algumas categorias do MHD (DUARTE, 2001, 2018; LIBÂNEO, 2005, 2015; MARX; ENGELS, 2007; MÉSZÁROS, 2008; SAVIANI, 2009, 2011, 2016; NETTO, 2011a, 2011b; LESSA; TONET, 2011, TONET, 2013; PASQUALINI; MARTINS, 2015). Alguns resultados iniciais apontam que a maioria das IES, totalizando 8 IES (73%), respectivamente, UFSM, UNIDAVI, CENSUPEG, FURB, UNISUL, UNIASSELVI, UNIFACVEST e UNINTER possuem sede principal na região Sul do país. No entanto, a UFSCar, UNIMES e UNILINS, totalizando 3 IES (27%), possuem sede principal na região Sudeste. Acerca dos objetivos de cursos, apreendemos convergências em relação à construção de uma formação pautada no compromisso ético-político, reconhecendo a importância da transversalidade, o trabalho colaborativo entre os professores, assim como o perfil do egresso, competências e habilidades são apresentados de maneira mais detalhada, considerando os objetivos dos cursos. No que se refere ao conteúdo programático, salientamos a partir de Libâneo (2005), a diversidade de correntes teóricas abordadas, a saber: Sociocrítica, Neocognitivista e Pós-moderna, sendo que a maioria das disciplinas está fundamentada na corrente teórica Sociocrítica, no qual há várias bibliografias pautadas na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Nessa direção, a maioria das ementas busca enfatizar a relação teórico-prática de conhecimento, viabilizar a análise crítica no que tange à produção conceitual de deficiência intelectual, e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Porém, é notório que ainda há a reprodução de terminologias capacitistas que são pautadas no viés biologizante e naturalizante direcionado à deficiência. Quanto aos próximos passos desta pesquisa, pontuamos que a produção de dados do estudo referente à apreensão das significações de coordenadores de cursos de licenciatura em Educação Especial encontra-se em andamento. Portanto, esperamos que este estudo possa expandir diálogos em relação ao movimento de repensar alguns aspectos de PPC ainda que seja um ponto de partida, visando fomentar uma formação profissional em consonância com a perspectiva da Educação Inclusiva.

Interno - 1695861 - DEISE JULIANA FRANCISCO
Interna - 4338324 - ELISANGELA LEAL DE OLIVEIRA MERCADO
Externa à Instituição - ENICEIA GONÇALVES MENDES - UFSCAR
Externa à Instituição - MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES KASSAR - UFMS