A ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR COMO UNIDADADE EXECUTORA NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA/AL
Gestão Democrática. Gestão Gerencial. Conselho Escolar.
Este estudo tem como objeto de pesquisa o Conselho Escolar como unidade executora na construção da gestão democrática nas escolas públicas municipais de Delmiro Gouveia – no estado de Alagoas. O estudo teve por objetivo geral investigar as implicações na atuação do Conselho Escolar como unidade executora na prática da gestão democrática nas escolas públicas do município de Delmiro Gouveia, no estado de Alagoas, no período de 2021 a 2022, e os objetivos específicos foram: a) Conhecer as concepções de gestão escolar defendidas por instituições da rede pública do município; b) Compreender a dinâmica do Conselho Escolar como unidade executora na efetivação da gestão democrática nas escolas públicas municipais; c) Identificar nas práticas de gestão escolar desenvolvidas por escolas públicas delmirenses, indícios do impacto do Conselho Escolar como unidade executora. A metodologia foi caracterizada por meio da natureza qualitativa, com abordagem exploratória, e o estudo de caso, como técnica de pesquisa. O instrumento para coleta de dados foi por meio de entrevista do tipo semiestruturada, e para analisar os dados colhidos e pesquisados será feito Análise de Conteúdo. Até o presente momento da pesquisa, os resultados obtidos destacam que na década de 1980, com a redemocratização do país, a concepção de gestão democrática na escola entra em vigor, visto que ela estava ligada aos novos padrões de sociedade e que se encaixava nos aspectos estruturais e sociais da educação. Na década de 1990, com os ideais neoliberais e com a crise econômica nos países ocidentais advindas da década de 1980, configura-se a gestão gerencial. As duas últimas concepções são as que estão presentes nos contextos escolares, e isso ocasiona a contradições nas orientações do Conselho Escolar, pois de um lado, há as orientações da gestão escolar democrática que busca, a partir da participação e da coletividade, a construção de um espaço dinâmico e democrático; do outro, a gestão gerencial, advinda das políticas educacionais que prezam pela eficiência nas execuções das funções e organiza o funcionamento da instituição, mediante a lógica do mercado.