Avaliação para a aprendizagem com Escape Room no Ensino Superior
Cultura digital. Aprendizagem baseada em jogos. Escape room. Avaliação.
Este estudo busca analisar a experiência de professores no desenvolvimento de educational escape room- EER para compreender concepções e experiências de avaliação para a aprendizagem. Esse objetivo se constitui em virtude da compreensão de que na maioria das vezes a prioridade em avaliar processos de ensino aprendizagem por meio da interação de escape room recai sobre a avaliação das experiências. A pesquisa situa-se no campo metodológico enquanto qualitativa (YIN, 2016) de cunho descritivo, apoiada na percepção de Pesquisa experiencial (MICCOLI, 2007; KOLB, 2014) que valoriza a experiência enquanto unidade de pesquisa. Além disso, a investigação está amparada na abordagem Hermenêutica Fenomenológica (DITTRICH; LEOPARDI, 2015) que subsidia a compreensão e valoriza as vivências dos seres humanos. No aporte teórico do estudo desenvolvido, é possível destacar alguns conceitos relevantes para situar o estudo: ciberespaço, cultura digital, aprendizagem baseada em jogos, escape room e avaliação. As experiências de 4 professores do ensino superior, de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) foram coletadas, observadas e analisadas de abril a junho de 2022, por meio do questionário elaborado, validado por peritos (HERMIDA; ARAÚJO, 2006) e divulgado (via WhatsApp, e-mail e site da Universidade Federal de Alagoas- Ufal). Os dados da pesquisa, a princípio, tem mostrado que a maioria dos entrevistados são professores da rede pública de ensino superior e já desenvolveram escape room educacional. Além disso, a pesquisa evidenciou que dos resultados obtidos é preponderante a percepção dos professores que concordam que as escape room contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos seus estudantes.