POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: DISCURSOS DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA TEORIA-PRÁTICA
Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Prática docente.
Com o interesse de investigar sobre a recepção dos professores alfabetizadores de Alagoas no que se refere a Política Nacional de Alfabetização, problematizou-se: Qual é a relação entre o discurso da Política Nacional de Alfabetização e os discursos dos professores no que se refere à perspectiva teoria-prática na alfabetização? Visando responder às intenções investigativas, traçou-se como objetivo geral: Compreender a relação entre o discurso da Política Nacional de Alfabetização e os discursos dos professores no que se refere à perspectiva teoria-prática na alfabetização. Desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: a) Discutir o que está subjacente na concepção de alfabetização adotada na PNA; b) Investigar se os professores conhecem os documentos da PNA (Decreto nº 9.765 e Caderno da PNA); c) Analisar as compreensões dos professores sobre a concepção de alfabetização prescrita na PNA. Tratou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, articulando dados de um survey com os dados produzidos a partir de grupos focais. Os resultados apontam que os professores partícipes da investigação concordam, em sua maioria, com a teoria de alfabetização expressa na PNA, que considera a língua como código. Contudo, um dos participantes da pesquisa indica que a PNA reduziu de modo significativo o conceito de alfabetização, principalmente, ao comparar-se com o que é desenvolvido na prática, que não se restringe somente a codificar e decodificar. No contexto da prática, a PNA orienta a instrução fônico sistemática, considerada pelos professores partícipes da investigação como método inovador, adequado para a prática pedagógica na alfabetização.