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Banca de DEFESA: ELLEN MAIANNE SANTOS MELO RAMALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELLEN MAIANNE SANTOS MELO RAMALHO
DATA : 14/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU
TÍTULO:

A FILOSOFIA NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO: Disciplinaridade e interdisciplinaridade em questão


PALAVRAS-CHAVES:

Disciplinas; Interdisciplinaridade; Filosofia; Novo ensino médio


PÁGINAS: 214
RESUMO:

Esta pesquisa visa trazer contribuições teóricas e metodológicas para o ensino de Filosofia no ensino médio, levando em consideração o atual contexto educacional brasileiro, marcado por diversas e profundas alterações na legislação educacional. Nosso objeto de pesquisa é a Filosofia enquanto um componente curricular, em sua relação de interação com os demais conteúdos constantes no currículo do ensino médio. Assim, traduzimos a temática de pesquisa no seguinte problema: que características da Filosofia a torna uma disciplina fulcral no contexto do novo ensino médio? São objetivos desta Tese: mostrar os resultados do estudo realizado sobre o novo ensino médio no Estado de Alagoas; apresentar as características da Filosofia que favorecem a interdisciplinaridade e investigar como a Filosofia é capaz de interagir com as demais disciplinas do currículo do novo ensino médio e suscitar a interdisciplinaridade. Para corresponder a estes objetivos, utilizamos como metodologia a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e a análise de conteúdo. A pesquisa documental se fez necessária para entendermos as transformações propostas para o novo ensino médio, tanto em nível nacional, quanto em nível estadual (Alagoas). Por isso, precisamos analisar documentos como: a Lei 13.415/17; a Base Nacional Comum Curricular – BNCC; as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNEM; o Referencial Curricular de Alagoas, dentre outros documentos. A pesquisa bibliográfica tem como principais referências autores que desenvolvem a teoria curricular, como: Miguel Arroyo (2011); André Chervel (1990) e Michael Young (2010). Autores que abordam a temática da transposição das barreiras disciplinares, como: Terry Shinn ( 2020), Hilton Japiassu (1976) e Jayme Paviani (2008). E autores que teorizam mais especificamente sobre o ensino de Filosofia como: Ronai Rocha (2015), Alejandro Cerletti (2009) e Sílvio Gallo (2012). O novo ensino médio preconiza uma grande mudança curricular ao relativizar a presença da disciplinaridade e instituir um ensino dividido por áreas do saber, cujo foco são os itinerários formativos. Para os itinerários formativos é dada maior distribuição de carga horária e, no caso específico do Estado de Alagoas, no Referencial Curricular, apenas nos itinerários formativos são esclarecidos os componentes curriculares que compõem a grade curricular desta parte do ensino médio e suas respectivas cargas horárias. Para haver interdisciplinaridade é preciso que existam as disciplinas. E a disciplina da Filosofia no ensino médio favorece a interdisciplinaridade.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1835863 - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Externo à Instituição - CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO NASCIMENTO - UFS
Externo à Instituição - ERMANO RODRIGUES DO NASCIMENTO - UNICAP
Interno - 335.798.814-34 - JUNOT CORNÉLIO MATOS - UFPE
Presidente - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 08:52
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