A GESTÃO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS: limites e possibilidades ao acesso e à formação continuada
Gestão Democrática. Gestor Escolar. Formação Continuada.
A presente dissertação constitui-se de um estudo acerca da Gestão Escolar da Rede Municipal de Palmeira dos Índios, bem como a forma de provimento ao cargo de gestor escolar no município, que é por indicação, buscando observar se esses gestores possuem formação continuada para atuarem no contexto da gestão escolar. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma são as formações continuadas dos gestores das escolas da Rede Municipal de Palmeira dos Índios a fim de contemplar as demandas administrativas que emergem no espaço escolar. Como objetivos específicos tem-se: apresentar uma reflexão sobre os desafios acerca da implementação da Gestão Democrática no Brasil, como também os obstáculos que cercam o gestor escolar no dia a dia, discutir as formas de provimento ao cargo de gestor na esfera da Rede Estadual de Alagoas e na Rede Municipal de Palmeira dos Índios e, por fim, descrever as ações de formação continuada para os gestores a partir dos órgãos públicos, Secretaria Municipal de Educação – SEMEDE. A justificativa para este estudo é que a formação continuada proporciona ao professor/gestor o aperfeiçoamento e saberes necessários para oferecer a qualidade de ensino esperada. Nessa perspectiva, como questão problematizadora, os gestores escolares possuem formação inicial e continuada para desenvolverem os trabalhos frente à gestão escolar? Como Metodologicamente, foi adotada a abordagem qualitativa, na perspectiva de Marconi e Lakatos (2018), a partir de realização de entrevista e a aplicação de questionários aos gestores escolares de 10 escolas da rede municipal – 5 escolas da Zona Urbana e 5 escolas da Zona Rural, além da criteriosa revisão de literatura. No intuito de melhor compreender a gestão dos espaços educativos e a formação de gestores para a atuação no cenário de uma gestão democrática, buscou-se embasamento teórico em Cury (2002, 2005 e 2007), Dourado (2001), Libâneo (2001, 2004, 2013 2015), Lück (2001, 2008, 2009, 2011 e 2013), Paro (1996, 2003, 2007 e 2015), Prado (2012), entre outros. Ao longo da análise, até o presente momento, foi possível identificar que a SEMEDE não oferece subsídios necessários para a formação continuada dos gestores da rede municipal.