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Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA MELO HOLANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA MELO HOLANDA
DATA : 20/07/2022
HORA: 15:00
LOCAL: on-line
TÍTULO:

MAPEANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS E INTEGRADORAS DE UM ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras. Transdisciplinaridade. Abordagem Pikler. Inclusão. Primeira Infância. 0 a 3 anos de idade.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Esta pesquisa visa mapear um espaço de desenvolvimento infantil que atende crianças de 0 a 3 anos, localizado no município de Maceió-Alagoas sob a luz das Práticas de Aprendizagem Inovadoras e Integradoras com os aportes da abordagem Pikler. Os estudos sobre os três primeiros anos de vida de um bebê vêm se impulsionando no século XXI. A concepção de uma criança frágil, incapaz, totalmente dependente do adulto – seja ele familiar ou no âmbito escolar, vai saindo de cena e vai dando espaço a um ser potente, capaz, autônomo, que necessita de um ambiente preparado e de adultos responsivos para ter um desenvolvimento integral pleno. Se faz necessário, espaços de desenvolvimento infantil – sejam eles creches, pré-escolas, espaços de desenvolvimento infantil, escolas - que busquem uma abordagem transdisciplinar, enxergando a criança a partir de sua integralidade, acreditando em sua potência de SER ativa, competente e plena de direitos. Para compor o referencial teórico, foram adotados autores que fundamentam suas obras nas Práticas de Aprendizagem Inovadoras e Integradoras, no Pensamento Transdisciplinar, na inclusão, na abordagem Pikler, entre outros. O espaço escolhido para pesquisa fica localizado no bairro de Ponta Verde, no Município de Maceió – Alagoas sendo considerado um espaço de desenvolvimento integral para bebês de 0 a 3 anos, assemelhando-se a uma creche. A instituição é de cunho privado e possui cerca de 90 crianças em turnos e horários personalizados. A escolha do espaço se deu devido ao trabalho realizado com a primeiríssima infância e por se tratar do primeiro espaço a utilizar a abordagem Pikler no estado de Alagoas. Na pesquisa, teremos alguns participantes: A diretora, criadora e responsável pelo espaço de desenvolvimento infantil; uma educadora da turma de bebês de 4 meses a 1 ano; uma educadora da turma de bebês de 1 ano a 2 anos; uma educadora da turma de crianças pequenas de 2 anos a 3 anos; seis pais que escolheram colocar seus filhos de 0 a 3 anos de idade no espaço de desenvolvimento - sendo 2 pais de cada grupo; 6 crianças (sendo 2 de cada grupo), que serão observadas durante o processo da pesquisa. O presente projeto trará uma abordagem de natureza qualitativa e a pesquisa será descritiva. Para coleta de dados serão utilizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes, registros fotográficos, filmagens de áudio e som, além da observação participante da pesquisadora. As técnicas utilizadas para análise de dados será a Análise de Conteúdo, a partir das transcrições de entrevistas e protocolos de observação e Interpretação das Falas.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Interna - 4357783 - MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA
Externa à Instituição - MARLENE ZWIEREWICZ
Notícia cadastrada em: 30/06/2022 15:34
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