PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRIELLY MARIA PEREIRA

DISCENTE : ANDRIELLY MARIA PEREIRA
DATA : 22/07/2022
LOCAL: on-line

POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS À (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE NAS UNIVERSIDADES: criatividade e inclusão em meio aos desafios atuais

Formação docente. Paradigma educacional ecossistêmico. Transdisciplinaridade. Complexidade. Inclusão escolar. Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras.

Esta pesquisa visa investigar as contribuições das Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras (PAII) à formação docente inicial, com vistas à promoção da inclusão ante a complexidade e desafios do cenário atual. A pandemia da COVID-19 tem evidenciado questionamentos importantes quanto às formações dos docentes, neste estudo volta-se o olhar para os aspectos inclusivos das práticas, considerando os espaços de formação inicial. Para compor o referencial teórico, foram adotadas as teorias que segundo Alves (2016), fundamentam as PAII sendo primordialmente, o Paradigma educacional ecossistêmico, o Pensamento Complexo e Transdisciplinar. Questionam-se “quais as contribuições das Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras à formação inicial dos docentes, considerando os desafios do cenário atual para a promoção da inclusão em meio ao contexto de pandemia?”. O percurso metodológico está amparado nas bases teóricas que fundamentam esta pesquisa em seus aspectos epistemológicos, ontológicos e práticos. A metodologia utilizada seguirá quatro passos, inspirados na proposta metodológica do Grupo de Pesquisa Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras (GPPAII), do qual a Pesquisadora e a Orientadora desta pesquisa são membros, eles: revisão sistemática de literatura relacionada a temática e contexto investigado; estabelecimento de parceria com a Universidade Federal de Alagoas através do Centro de Educação (CEDU) onde estão situados o Programa de Pós-Graduação ao qual este estudo está ligado; coleta e análise dos dados. Busca-se dialogar com produções científicas que tratem de aspectos inclusivos referentes à formação docente à luz das teorias mencionadas, contemplando as particularidades do cenário de emergência atual em virtude do contexto pandêmico. Elegeram-se como participantes da pesquisa, estudantes do curso de Pedagogia que realizarão inscrição de forma espontânea para participar de um curso extensivo, relacionado a temática proposta. A pesquisa-ação existencial, ao modelo de Barbier (2004), mostra-se adequada visto que se enquadra investigativo de questões coletivas, envolvendo todos no campo de pesquisa sob uma perspectiva integral da vida. A perspectiva colaborativa e integral deste tipo de pesquisa será utilizada como norteadora da busca por caminhos possíveis para a questão central estudada. Para coleta de dados serão utilizados questionários semiestruturados com os participantes do curso para colher relatos sobre as percepções e experiências individuais, além da observação participante da pesquisadora que também será um instrumento utilizado. A análise de conteúdo seguindo o método orientado por Bardin (2011) guiará o processo de análise dos dados obtidos, utilizando os princípios que norteiam os cenários de aprendizagem integradora como categorias que irão bussolar tal  processo. Espera-se compreender e desvelar possibilidades de contribuição às formações docentes e práticas inclusivas em meio ao contexto atual, por meio das Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras.

Presidente - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Interno - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Externa à Instituição - CARLA LUCIANE BLUM VESTENA
Notícia cadastrada em: 30/06/2022 19:11