Profissionais de apoio da rede pública municipal de Educação Infantil de Maceió: formação, identidade e profissionalismo
Educação Infantil; Formação profissional; Profissionais de apoio; Identidade; Profissionalismo.
As práticas educativas na Educação Infantil são construídas com a participação de profissionais que ocupam diversos cargos e funções – docentes ou não – e que compartilham dos indissociáveis processos de educação na primeira etapa de Educação Básica. A pesquisa, em andamento, intitulada “Profissionais de apoio da rede pública municipal de Educação Infantil de Maceió: formação, identidade e profissionalismo”, concebida com o objetivo geral de investigar o perfil dos/as profissionais de apoio da Educação Infantil na rede pública municipal de Maceió, desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: i) investigar a formação dos/as profissionais de apoio que atuam com crianças pequenas desde bebês; ii) analisar as políticas de formação de profissionais de apoio ofertadas pela SEMED – Maceió e iii) discutir como o perfil destes profissionais implica na qualidade do atendimento nas instituições de Educação Infantil do referido município. O referencial envolve os estudos e pesquisas de Kramer (2006); Buss-Simão (2015); Nunes; Corsino e Didonet (2011); Libâneo (2008), além de documentos legais (BRASIL, 2009; 2004; 2005). Propõe-se a realização de uma pesquisa de natureza qualitativa de abordagem narrativa, tendo questionários e entrevistas semi-estruturadas como instrumentos de coleta de dados. O conteúdo das entrevistas e dos questionários será analisado considerando os procedimentos propostos por Bardin (2011).