PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCACAO Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/seleção

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSE MISTICA DA SILVA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSE MISTICA DA SILVA FERREIRA
DATA : 19/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: CEDU - Centro de Educação
TÍTULO:

Formação inicial do/a pedagogo/a para o trabalho com bebês: concepções de discentes e de docentes do curso de Pedagogia da UFAL - Campus A. C. Simões


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil; Formação inicial; Docência; Bebês; Pedagogia.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

A pesquisa intitulada “Formação inicial do/a pedagogo/a para o trabalho com bebês: concepções de discentes e de docentes do curso de Pedagogia da UFAL - Campus A. C. Simões” tem como objetivo investigar a formação inicial de professores/as de Educação Infantil para o trabalho com bebês no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões, tendo como referencial teórico os Estudos Sociais da Infância na relação com a Pedagogia da Infância. Parte-se do princípio de que a formação para o trabalho com bebês no interior dos cursos de Pedagogia ainda é insuficientemente abordada e, quando ocorre, resume-se aos conteúdos propostos nas disciplinas especificas de Educação Infantil e, em alguns casos, de modo generalizante e disperso, ou seja, considerando o atendimento de 0 a 5 anos e 11 meses, mas não tratando especificamente da educação das crianças de 0 a 3 anos. Assim sendo, essa pesquisa busca responder a seguinte questão: Como discentes e docentes do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFAL percebem e tratam a formação inicial do/a pedagogo/a para o trabalho docente com bebês? Tendo como objetivo geral investigar as concepções de discentes e de docentes do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFAL sobre a formação inicial do/a pedagogo/a para o trabalho docente em creches e, como objetivos específicos; i) analisar concepções dos/as docentes do curso sobre o trabalho docente com bebês em creches e, ii) identificar indícios de saberes e de lacunas presentes na formação do/a pedagogo/a para o trabalho com bebês a partir de documentos do curso e de seus protagonistas: discentes e docentes da graduação em Pedagogia e, por fim, iii) analisar as concepções sobre docência com bebês dos discentes e do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFAL. Trata-se de uma proposta de pesquisa qualitativa nos moldes de um estudo de caso (YIN, 2016; GIL, 2008), com vistas a descrever, interpretar e refletir sobre a realidade investigada. Embora não seja possível fazer generalizações, o estudo de caso pode indicar caminhos para estudos posteriores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674840 - CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
Interna - 4338324 - ELISANGELA LEAL DE OLIVEIRA MERCADO
Externa ao Programa - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Externo à Instituição - RODRIGO SABALLA DE CARVALHO - UFRGS
Externa à Instituição - NANCI HELENA REBOUCAS FRANCO - UFBA
Notícia cadastrada em: 06/07/2022 21:11
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 03:32